Seinfra apresenta seus principais projetos na última reunião do MAPP

27 de novembro de 2009 - 03:00

O Secretário Adail Fontenele, acompanhado de técnicos da Seinfra participa com o governador Cid Gomes nesta sexta-feira (27) e sábado (28), na Residência Oficial, da última reunião de avaliação do Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP). Representantes de todos órgãos estaduais estarão presentes à reunião de trabalho. Entre os principais projetos quês terão a situação apresentada pela Seinfra estão o Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT), o Metrô de Fortaleza e do Cariri e o Programa Luz para Todos. Uma reunião prévia nesta quinta-feira (26), na sala de Situação da Secretaria, reuniu coordenadores da Secretaria e órgãos vinculados, quando foram apresentados os principais resultados dos projetos até o momento.

O TMUT, umas das principais obras de expansão do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, já apresenta 330 metros do quebra-mar concluído, de um total de 1.000 metros. Os trabalhos de construção do prolongamento da ponte de acesso também estão seguindo o cronograma, atingido agora 50% de sua extensão, que é de 347 metros, conforme apresentou o diretor de Implantação e Expansão da Cearáportos, Luiz Hernani de Carvalho Júnior. A implantação de equipamento descarregador de minérios já teve o processo licitatório concluído e a correia transportadora, que levará o carvão mineral para os empreendimentos que estão se instalando naquela área, como a siderúrgica e termelétrica da MPX, estão em fase de implantação.

Também foram apresentados os resultados alcançados pelo Programa Luz Para Todos, que leva energia elétrica residencial para o interior cearense, mediante convênio entre Estado e Governo Federal, executou este ano 3.174 ligações e deverá iniciar a instalação de mais 15 mil até o próximo ano. Os trabalhos de implantação dos Metrôs de Fortaleza e do Cariri também foram avaliados. Técnicos envolvidos nas duas obras apresentaram que a construção da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, agora inserida no PAC, Continuam, inclusive com a construção das estações João Felipe e Lagoinha. A Linha Sul segue da Estação Vila das Flores, no município de Pacatuba, até a Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, num percurso de 24 quilômetros, sendo 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.

O Metrô deverá entrar em operação assistida no fim de 2010 e operar comercialmente no primeiro semestre de 2011. O Metrô do Cariri, que liga os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, já concluiu três de suas nove estações (Crato, Teatro e Juazeiro). As demais estações e o centro deverão ficar prontas no próximo ano. Os trabalhos com vista a expansão da rede de distribuição de gás natural, principalmente residencial, foi a principal ação da Cegás apresentada na reunião.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)