Prolongamento da ponte de acesso ao TMUT já atinge 50%

1 de dezembro de 2009 - 03:00

Os trabalhos com vistas a ampliação do Terminal Portuário do Pecém, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (TMUT), continuam em ritmo acelerado. As obras de prolongamento da ponte de acesso ao TMUT superam os 170 metros, portanto 50% do total a ser construído, que é de 348 metros. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Quanto as estacas de sustentação da estrutura, um total de 34 estacas já foram concretadas. O prolongamento do quebra-mar em 1.000 metros de extensão, já registra cerca de 335 metros realizados.

O quebra-mar integra as obras de implantação do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Pecém, um terminal especializado para a movimentação de contêineres, que terá dois berços de atracação voltados a atender aos modernos navios porta-conteineres frigoríficos. Assim, a capacidade estimada de movimentação de contêineres será ampliada dos atuais 250 mil TEUS/ano para 760 mil anuais. Com a ampliação, a estrutura passará a ter 2.700 metros de extensão. O TMUT deverá ficar pronto até 2010. A obra está sendo construída pelo consórcio Marquise/Ivaí, vencedor da licitação para os trabalhos.

Segundo o engenheiro Luiz Hernani de Carvalho, diretor de Implantação e Expansão da Cearaportos, empresa ligada à Seinfra e que administra o CIPP, o prolongamento da ponte de acesso também apresenta um bom avanço. “Os trabalhos estão seguindo o cronograma previsto para a conclusão do TMUT”, reforçou. As estacadas de concreto para a construção da ponte de acesso ao Terminal também estão sendo cravadas por equipamentos especiais e aguardam a implantação das camisas de proteção.

As obras constam ainda da construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A obra está demandando recursos da ordem de R$ 313,7 milhões e as 996 camisas metálicas de revestimento das estacas R$ 36,7 milhões.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)