Seinfra conclui 75 diagnósticos de acessibilidade

3 de dezembro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), através da Coordenação de Transportes e Obras (CTO), já realizou 75 diagnósticos em edificações públicas quanto à adequação às normas de acessibilidade. Os 15 restantes deverão ser concluídos em 2010, e abrange prédios da região norte do Estado. O levantamento faz parte do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência, cujas ações são priorizadas pela primeira Dama do Estado, e desenvolvido pela Seinfra com o Projeto Atividade – Adequação dos Espaços Públicos às Normas de Acessibilidade, e visam identificar problemas e indicar soluções para o cumprimento das normas vigentes sobre a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzidas em diversas edificações estaduais. Foram elaborados 45 levantamentos em Fortaleza, 15 em edificações na região do Cariri e 15 na região Central, totalizando 75 diagnósticos.

A partir desses diagnósticos, quando necessário, são desenvolvidos os projetos arquitetônicos e complementares bem como orçamentos, caderno de especificações técnicas para dar inicio aos processos licitatórios para execução das obras. Foram expedidas três Ordens de Serviços autorizando a Empresa Architectus S/S a elaborar os projetos de 21 edificações da capital. Os diagnósticos que não exigem projetos estão sendo  reencaminhados para as instituições com as devidas orientações para que as mesmas providenciem com a máxima urgência as adequações de suas edificações, conforme exigências das leis e normas vigentes.

Em paralelo a esse trabalho a Secretaria, em parceria com a Associação Científica Paulo de Frontin (Astef), elaborou o Guia de Acessibilidade em Espaços Públicos e Edificações, com orientações aos os profissionais da área de engenharia e arquitetura e demais interessados, quando da execução dos projetos, evitando assim adequá-los após a sua construção, resultando em economia dos recursos públicos.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)