Seinfra elabora contrato dos serviços de fabricação e montagem do descarregador do Pecém

8 de dezembro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), mediante a Coordenação Jurídica (Cojur) elabora o contrato para autorização da fabricação e montagem de um descarregador de carvão mineral no terminal portuário do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A assinatura deverá acontecer no próximo dia 16, por ocasião da assinatura da Ordem de Serviços para a preparação do terreno onde será construída a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A sueca Cargotec Sweden AB MacGregor Bulk foi a empresa habilitada.

 

O equipamento foi licitado pela Seinfra e vai integrar o sistema de transporte do mineral para empreendimentos naquele Complexo estando orçado em cerca de R$ 24 milhões, com prazo de 20 meses para instalação a partir da contratação da empresa. O descarregador deverá ser do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, que será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, sendo destinado às operações de descarregamento do carvão mineral a ser lançado na correia transportadora, em execução, para ser utilizado como insumo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo.

 

O equipamento será usado para transportar, com a maior segurança possível, o carvão mineral das embarcações até a correia transportadora de minérios – que já está em fase de instalação -, para que o material chegue isoladamente na usina termelétrica e na siderúrgica. “O tipo de descarregador a ser adquirido pelo Estado evita o contato do carvão com a natureza, aumentando a segurança do processo de transporte do mineral”, explicou o secretário da Seinfra, Adail Fontenele, acerca da segurança da operação de transporte.

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85-31013763)