Viçosa do Ceará recebe delegacia de Polícia e inicia obras de escola profissional nesta terça-feira

14 de dezembro de 2009 - 03:00

O Governo do Estado autoriza nesta terça-feira, (15/12), às 9 horas, em Viçosa do Ceará, as obras de construção de uma Escola de Educação Profissional daquele município da Ibiapaba e inaugura em seguida a Delegacia Municipal de Polícia. A solenidade será presidida pelo governador Cid Gomes e contará ainda com as presenças dos secretários estaduais Adail Fontenele (Infraestrutura), Izolda Cela (Edeucação), Roberto Monteiro (Segurança Pública), e do superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, diretores e prefeitos da região. Os trabalhos de construção da escola e da Delegacia são fiscalizados pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Estado (DER).

A escola, seguindo o modelo padrão das demais, terá 4.506,45 m² de área onde os cerca de mil estudantes atendidos em período integral terão auditório com 201 lugares, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios de línguas, Informática, Química, Biologia, Física  Matemática, além de laboratórios especiais com duas oficinas, bloco administrativo de vivência, cantina, quadra poliesportiva teatro de arena e estacionamento com 40 vagas. O investimento total no equipamento será de R$ 6.166.862,22, com recursos do Tesouro do Estado e Ministério da Educação (MEC), devendo ficar pronta em 240 dias.

As Escolas de Educação Profissional dos iniciam suas atividades em 2010, com o objetivo de ofertar, em período integral, Ensino Médio e cursos técnicos profissionalizantes aos estudantes. A iniciativa vai melhorar a educação nas regiões, beneficiando cerca de mil alunos em cada escola. A estrutura de uma escola de educação profissional é composta de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências (Física, Química e Biologia), Matemática, auditório, quadra poliesportiva e dependências administrativas. Atualmente, o Ceará conta com 51 escolas de educação profissional e até o próximo ano, outras 49 unidades serão entregues aos cearenses, totalizando  100 Escolas Profissionais.

A Segurança Pública naquele município recebe importante reforço com a entrega, às 9h30, da Delegacia Municipal de Polícia, tipo 2. O investimento do Governo do Estado na obra foi de R$ 383.466,40 oriundos do Tesouro do Estado. O prédio abrigará os comandos das policiais Civil e Militar no município e terá duas celas, depósito de material apreendido, alojamentos, sala de audiência, recepção, e pátio interno, entre outros benefícios.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)