Governo autoriza drenagem da área onde será instalada a CSP

15 de dezembro de 2009 - 03:00

O governador Cid Gomes participa nesta quarta-feira (16), às 10 horas, da solenidade que marcará o início dos trabalhos de terraplenagem do terreno de 970 hectares onde será erguida a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no setor I do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e assinará, na mesma ocasião, a Ordem de Serviços para a drenagem do setor I do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), onde será instalado o equipamento. A solenidade contará com as presenças de secretários de Estado, representantes do consórcio responsável pelo projeto, formado pela brasileira Vale e a sul-coreana Dongkuk, prefeitura de São Gonçalo do Amarante e dos diversos órgãos envolvidos no projeto previsto para entrar em operação em 2013. Após a obra de terraplenagem, começa agora, a fase de escavação das fundações do equipamento.

 

A siderúrgica produzirá 6 milhões de placas de aço anuais. Desse total, 3 milhões serão fabricadas na primeira fase de funcionamento do projeto, que se inicia em 2013, dobrando essa capacidade em 2015. A construção do empreendimento está prevista para ser iniciada em janeiro do próximo ano e ocupará área de 1 mil hectares naquele complexo industrial e portuário. O investimento previsto com o projeto é de cerca de US$ 5 bilhões. A construção da primeira fase da CSP demandará a criação de mais de 15 mil empregos diretos e fase de operação, serão gerados mais de 4 mil postos de trabalho formais no Ceará.

 

A implantação da Siderúrgica é fundamental para o desenvolvimento do Estado, tanto qualitativo quanto quantitativo, uma vez que implicará em uma ampliação da economia industrial do Estado da ordem de 48%, gerando um incremento de 12% no Produto Interno Bruto (PIB) cearense. Para isso o Estado está fazendo vultosos investimentos como o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), um equipamento que, dentre outras vantagens, vai fornecer o TSID, um píer de atracação exclusivo para as atividades da CSP, como a exportação de placas de aço e recepção de minérios, fortalecendo o investimento e ao mesmo tempo ampliando a capacidade do terminal para outros produtos, ao mesmo tempo em que fortalecerá e dará sustentabilidade ao crescimento àquele parque industrial, e ainda a implantação de uma correia transportadora e de um descarregador de minérios.

 

A drenagem do setor I do CIPP, a ser assinada pelo Governador, o secretário Adail Fontenele (Seinfra) e representantes da empresa, beneficiará diretamente a CSP, será feita pela Empresa Industrial e Técnica Ltda (EIT), vencedora da licitação, em concorrência aberta pela Seinfra em outubro deste ano. O investimento é de R$ 10.244,325,53. Os trabalhos deverão estar concluídos num prazo de oito meses e contam de canal de drenagem, obras complementares e medidas de preservação ambiental e paisagismo.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)