Governo autoriza drenagem da área onde será instalada a CSP

16 de dezembro de 2009 - 03:00

O governador Cid Gomes autorizou nesta quarta-feira (16), às 10 horas, em solenidade no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, as obras de macrodrenagem do Setor I do Complexo e a instalação do descarregador de navios a ser implantado no terminal portuário do CIPP. As autorizações aconteceram durante o início das obras de terraplenagem do terreno onde será instalada a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Drenagem e descarregador fazem parte dos investimentos do Governo do Estado no sentido de dotar o CIPP da infraestrutura necessária a receber grandes investimentos como a siderúrgica e a refinaria de petróleo.

“A instalação da CSP significa incorporar a economia do Ceará no setor industrial do País”, destacou o Governador Cid Gomes, que reuniu no evento os presidentes da Vale, Roger Agnelli, e da Dongkuk, Young Chui Kim, – que formam o consórcio que implantará a CSP -, diretores de órgãos federais, estaduais e municipais, políticos e comunidade. Na mesma ocasião foi assinada a autorização para a construção do Trecho V do Eixão das Águas, que garantirá a água para todo o Complexo.

Ordem de Serviços para a drenagem do setor I do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), onde será instalado a CSP e a MPX, receberá investimento de R$ 10.244.325,53 do Tesouro do Estado, devendo ficar pronta num prazo de oito meses. Os trabalhos deverão estar concluídos num prazo de oito meses e contam de canal de drenagem, obras complementares e medidas de preservação ambiental e paisagismo.

“A drenagem dará maior segurança ambiental a toda essa área, podendo receber empreendimentos de grande porte”, destacou o secretário Adail Fontenele, que destacou os demais investimentos que proporcionarão o fortalecimento da infraestrutura do porto, como a construção do Terminal de Múltiplas Utilidades, já em execução, na qual estão sendo investidos R$ 350 milhões, a correia transportadora, de R$ 148 milhões e o descarregador de minérios, de R$ 24 milhões.

A siderúrgica produzirá 6 milhões de placas de aço anuais. Desse total, 3 milhões serão fabricadas na primeira fase de funcionamento do projeto, que se inicia em 2013, dobrando essa capacidade em 2015. A construção do empreendimento está prevista para ser iniciada em janeiro do próximo ano e ocupará área de 1 mil hectares naquele complexo industrial e portuário. O investimento previsto com o projeto é de cerca de US$ 5 bilhões. A construção da primeira fase da CSP demandará a criação de mais de 15 mil empregos diretos e fase de operação, serão gerados mais de 4 mil postos de trabalho formais no Ceará.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)