Seinfra finaliza conexão ao projeto Cinturão Digital

17 de dezembro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) concluirá o processo de conexão ao Cinturão Digital (Gigafor) – que universalizará a conexão em banda larga em todo o Estado, possibilitando acesso a serviços digitais em alta velocidade -, no próximo ano. A perspectiva consta do Relatório de Prestação de Conta da Célula de Informática da Seinfra, (Ceinf) que está em processo de adoção o projeto de software livre implementado pelo Governo do Estado mediante a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e cuja instalação da rota óptica do projeto foi autorizada este ano.

O Projeto Cinturão Digital do Ceará prevê a implantação de infraestrutura de transporte de dados em alta velocidade, através da instalação de 3.000km de fibra óptica no Estado. Destes, 2.300km em meio rural e 700km em meio urbano. Em Fortaleza, todos os órgãos do Governo já estão conectados a 1 Gbps (Gigabit por segundo) e todas as 900 escolas da Capital estarão conectadas até início de 2010. No Interior, haverá um anel óptico redundante a 10 Gbps e, até abril de 2010, 51 cidades contarão com acesso na “última milha”, através da instalação de antenas de rádio no padrão Wimax (rede sem fio).

Segundo o gerente de Informática da Ceinf da Secretaria, José Osmar Mourão Rocha, até pó final de janeiro do próximo ano a Seinfra estará conectada ao Cinturão Digital a velocidade de tráfego na Internet de 1 gibabyte por segundo (Gbps). “Em média, 1.000 vezes superior à velocidade atual”, destacou Osmar Mourão, reforçando que a conexão com a Internet passará de 2 links de 16 Megabytes (Megabytes por segundo) para 2 links de 150 Mbps, podendo ser ampliada no futuro próximo”.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
Jose Milton/Luiz Carlos (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)