Hospital Albert Sabin inaugura primeira fase de reforma

21 de dezembro de 2009 - 03:00

O governador Cid Gomes, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, dos secretários João Ananias (Saúde), Adail Fontenele (Infraestrutura) e diretores, inaugurou nesta segunda-feira (21) a primeira etapa das obras de ampliação do Hospital Infantil Albert Sabin, localizado no bairro de Vila União, que passou a contar com mais 108 novos leitos, distribuídos nos quatro pavimentos. O investimento foi 9,6 milhões,  recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Na aquisição de equipamentos, os recursos, no valor de R$ 2,1 milhões do Tesouro do Estado. O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão ligado à Seinfra, fez a fiscalização dos trabalhos.

 

São agora, no andar térreo, um total de 12 salas de diferentes especialidades médicas, destinadas ao atendimento de crianças com problemas neurológicos. O primeiro pavimento, com 27 leitos, é para a pediatria geral. O segundo andar, com 25 leitos, se destina aos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e o terceiro pavimento para crianças com problemas de coração e pulmão,  com 27 leitos. No quarto andar, também com 27 leitos, o atendimento é para casos de nefrologia e gastroenterologia.  Após a conclusão do Plano Diretor, o espaço físico do hospital vai saltar de 12 mil para 40 mil metros quadrados de área construída. Somente nesta fase foram 9.300 metros de área construída.

 

As obras no Albert Sabin terão continuidade com a reforma no hospital e implantação de 15 novos consultórios, sendo 11 para consultas em diferentes especialidades e 4 odontológicos e ainda oito leitos para acolhimento e atendimento exclusivo às mães puérperas. O bloco F também passará por reforma e ganhará 25 leitos de enfermaria, aumentando ainda mais a qualidade do serviço prestado.

 

No Albert Sabin são realizados seis mil consultas e 450 cirurgias por mês. Na emergência, o número de atendimento mensal é de três mil, em média. Atualmente o Albert Sabin possui 237 leitos, sendo 180 de internação e realiza quase sete mil internações por ano. O Hospital ainda recebe pacientes que deveriam ser atendidos na rede de atenção primária (postos de saúde e Programa Saúde da Família) e de atenção secundária (hospitais de média complexidade.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)