Seinfra entrega Emcetur reformada ao público

22 de dezembro de 2009 - 03:00

A reforma do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), localizado na rua Senador Pompeu, 350, Centro, será entregue nesta quarta-feira (22) às 9 horas, pelo governador Cid Gomes, acompanhado dos secretários Bismarck Maia (Turismo) e Adail Fontenele (Seinfra). Com a reforma, a capital volta disponibilizar mais um atrativo turístico e que conta parte da história da cidade. As obras, que tiveram início fevereiro, receberam investimentos da ordem de R$ 1,9 milhão, sendo os recursos oriundos do Ministério do Turismo e Governo do Estado. Os trabalhos foram acompanhados pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER). A empresa construtora VNC executou os trabalhos.

 

A reforma da Emcetur foi dividida em três blocos: Norte, Central e Sul. No Bloco Norte, de 757,77 metros quadrados, foram reformadas 26 lojas, área de serviços, câmeras frigoríficas, vestiários, WC’s, restaurante, lanchonete, quiosque e concha. O Bloco Central, constituído por dois pavimentos, com área de 2.834,94 m², em seu pavimento térreo, teve reformadas 26 lojas e o elevador panorâmico. O pavimento superior recebeu intervenções no museu de mineralogia, diretoria, sala de reuniões, acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).O Bloco Sul, de 752,55 m², passou por reformas em seu estacionamento com 24 vagas, reservatório, jardins e cisterna.

 

O Centro de Turismo, situado no prédio onde funcionou a antiga Cadeia Pública da cidade, comercializa e promove em suas lojas o artesanato, além de outros produtos típicos cearenses. A Empresa Cearense de Turismo (Emcetur) foi criada em 1973, pelo Governador César Cals. Hoje, patrimônio histórico do Estado, tombado em 1982, é um dos principais equipamentos de visitação de turistas para compra de artesanato.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)