Mais de 12 mil estudantes foram beneficiados com a identidade estudantil em 2009

30 de dezembro de 2009 - 03:00

A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), presidida pela Seinfra, entregou em 2009, um total de 12.165 carteiras estudantis intermunicipais, que dá direito ao estudante que estuda fora do município onde reside pagar meia passagem no transporte para a escola. Entre as macroregiões administrativas, os estudantes dos municípios da Região Metropolitana foram os mais beneficiados, registrando 11.963 carteiras distribuídas. Nesta região Caucaia liderou as solicitações com 2.565 documentos entregues, seguida de Maracanaú, com 2.565. A região Cariri/Centro Sul foi a segunda maior beneficiada com 179 carteiras entregues, seguida de Baturité (2), Sertão Central (12) e Sobral/Ibiapaba (13).

Segundo a presidente da Comissão, Vilani Pinheiro, os estudantes terão maior facilidade na solicitação do documento em 2010. É que a Cogempe, em convênio como Departamento Estadual de Trânsito (Detran) disponibilizará o formulário de requisição da carteira junto ao site do Departamento. Dessa forma o estudante poderá imprimir a solicitação, juntar os documentos necessários e apresentá-los a uma das entidades estudantis responsáveis pelo processo de recebimento dos pedidos. Também por meio do site, o estudantes vai poder acompanhar todo o processo de confecção do documento.

A Cogempe é responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras. A Comissão é composta de forma paritária sendo formada por representantes dos poderes públicos (Seinfra, Detran e Casa Civil), três das operadoras de transportes coletivos intermunicipais, interurbanos e complementares e três entidades estudantis (União nacional dos Estudantes –UNE, Associaçãos dos Estudantes Secundaristas do Ceará -Asesc, e Associação dos Estudantes de Fortaleza – Asesf).

É a seguinte a quantidade de carteiras entregues em 2009 por macroregião:

Região Metropolitana 11.963
Cariri/Centro Sul 179
Sobral/Ibiapaba 13
Sertão Central 8
Baturité 2

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 3101-3763)