Seinfra autoriza no dia 4 obras no Lord Hotel

30 de dezembro de 2009 - 03:00

O secretário da Infrastrutura do Estado, Adail Fontenele, assina nesta segunda-feira (04/01), a Ordem de Serviços para a execução das obras de recuperação estrutural do edifício Philomeno Gomes, no Centro de Fortaleza. Os trabalhos custarão R$ 3,7 milhões e visam garantir a segurança do prédio durante a construção do trecho do Metrô de Fortaleza entre as estações João Felipe e Lagoinha, no Centro da Capital. A execução dos serviços caberá a Concrepoxi Engenharia Ltda.

 

O edifício, que abrigou o Lord Hotel, situado na esquina da rua Liberato Barroso com 24 de Maio, no Centro, foi desapropriado em 2001 pelo Governo do Estado e sofreu processo de tombamento pela Prefeitura em 2006. Como não pode ser demolida, toda a estrutura do prédio será ser reforçada para resistir aos impactos provocados pela passagem do metrô naquela área.

A construção do edifício Philomeno Gomes data do início do século XX e tem sua estrutura de concreto armado com pilares de 25 por 25 centímetros de seção transversal. Tanto a parte relativa ao edifício Philomeno Gomes – mais baixa – como a parte do Hotel Lord – mais alta – são formadas por cômodos com área de no máximo nove metros quadrados. Devido a falta de manutenção a edificação apresenta problemas estruturais que poderiam ser agravados devido às obras do Metrô nas proximidades.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)