Metrô do Cariri volta a operar

7 de janeiro de 2010 - 03:00

O Metrô do Cariri voltou a operar normalmente na segunda-feira, 4 de janeiro, após paralisação de 12 dias entre as festas de fim de ano, período que foi usado para realização de testes nos equipamentos. Desde o dia 1º de dezembro, o Metrô do Cariri está funcionando em regime de “Operação Assistida”, período em que não é cobrada passagem e durante o qual são realizados ajustes dos equipamentos, preparação do pessoal operacional e adaptação da população ao novo sistema metroviário.

 

Antes da paralisação, cerca de mil passageiros por dia estavam usando o novo serviço. No primeiro dia após a retomada da operação, 4 de janeiro, 314 passageiros foram transportados. No dia 5, o número de usuários foi 523. A previsão da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos é que nos próximos dias a média de mil passageiros/dia seja novamente atingida.

 

Na fase de testes, o trem está funcionando das 8 horas ao meio-dia. Por dia, estão sendo realizadas nove viagens ligando a cidade de Crato a Juazeiro do Norte. Atualmente, duas estações estão concluídas: Crato e Juazeiro. A construção das outras sete segue normalmente. A “Operação Assistida” deve persistir por um período de dois a seis meses. Após essa fase, terá início a operação comercial parcial em que o serviço funcionará num horário ampliado. A última etapa é a operação completa em que o trem circulará das 5h30min às 22h30min, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é que o Metrô do Cariri atenda uma demanda de cinco mil passageiros por dia, em média.

 

Quando o sistema tiver funcionando plenamente, o percurso de 13,6 quilômetros entre Juazeiro do Norte e Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). Serão duas composições. Os trens foram feitos pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O projeto do Metrô do Cariri foi orçado em R$ 25.190.720,90.
 

 

Assessoria de imprensa do Metrô do Cariri
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)