Detran intensifica fiscalização nas praias

9 de janeiro de 2010 - 03:00

O Detran vai atuar com 10 equipes nas praias de Jericoacoara, Trairi, Caucaia, Aquiraz e Aracati no final semana, intensificando a fiscalização, para multar os veículos que circularem nas zonas de praia, frequentadas pelos banhistas. A “Operação Praia” acontece de sábado (9) a domingo (10), das 10 horas às 17 horas), após os 41 dias da greve dos servidores (considerada ilegal pela justiça), e vai durar durante todo o período de férias. As equipes vão também utilizar bafômetro, para a fiscalização com base na Lei Seca, multando os que forem flagrados dirigindo alcoolizados.

Com base no que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Detran proibiu a circulação de veículos nas zonas de praias nos 570 km do litoral cearense. Por isso, tem multado veículos licenciados que insistem em desrespeitar às normas. Os quadriciclos abordados são recolhido ao depósito, porque não pode circular em via pública. Os proprietários dos quadriciclos recebem duas multas: uma de R$ 85,13(circular em local proibido) e R$ 191,54 (veículo não registrado), além de mais R$ 50,00 (reboque).

Segundo o superintendente do Detran, João Pupo, a partir de fevereiro próximo, o órgão vai fixar 200 placas nas praias, alertando os usuários sobre a proibição de veículos na zona de banhistas. No segundo semestre de 2009, foi feito o mapeamento do litoral cearense, demarcando as áreas em que serão fixadas as placas. O mapeamento contemplou as áreas de dunas, onde podem circular os veículos 4×4, inclusive quadriciclos, utilizados por segmentos da sociedade cearense praticantes do esporte “off-road”. João Pupo alertou que os abusos serão coibidos pela fiscalização.

Ele lembrou que o lazer dos banhistas e frequentadores das praias deve ser respeitado por todos, principalmente pelos motoristas de veículos motorizados. E que a presença dos fiscais do DETRAN nas praias também representa uma forma de trabalhar a conscientização nesse sentido.

Lei Seca

Outras equipes do Detran retomaram a fiscalização com base na Lei Seca nos bairros de Fortaleza, na última quinta-feira (7). Até domingo (10) serão realizadas 20 operações.

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813 – 8739.4259)