Técnicos da Seinfra vão à Suécia conhecer projeto de montagem do descarregador do Pecém

11 de janeiro de 2010 - 03:00

Técnicos da Seinfra viajam na próxima segunda (18) à Suécia para conferirem de perto o projeto de fabricação do descarregador de carvão mineral comprado pelo governo do Estado para equipar o terminal portuário do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A equipe, formada pelos engenheiros Roberto Alencar Araripe e Marco Antônio Ximenes, ambos da Célula de Programas Especiais de Transportes e Obras (CEPTO) da Secretaria, irá à cidade de Helsingborg onde está sendo montado o equipamento pela empresa Cargotec Sweden AB MacGregor Bulk, vencedora da licitação para montagem e instalação do descarregador.

 

Segundo o engenheiro Roberto Araripe a visita servirá para tratar de detalhes técnicos do projeto do equipamento, como avaliação do seu projeto básico e as diversas fases do projeto. O equipamento, licitado pela Seinfra, integrará o sistema de transporte do mineral para empreendimentos naquele Complexo e representa um investimento de R$ 23 milhões, com prazo de 20 meses para instalação a partir da contratação da empresa.

 

O descarregador é do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, e será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, sendo destinado às operações de descarregamento do carvão mineral a ser lançado na correia transportadora, em execução, para ser utilizado como insumo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo. O equipamento será usado para transportar, com a maior segurança possível, o carvão mineral das embarcações até a correia transportadora de minérios – que já está em fase de instalação, para que o material chegue isoladamente na usina termelétrica e na siderúrgica.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)