Governo entrega cadeia nova ao município de Santa Quitéria

26 de janeiro de 2010 - 03:00

A segurança dos presos sob os cuidados do Estado continua recebendo reforços, com a entrega, nesta quarta-feira (27), pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), da Cadeia Pública de Santas Quitéria, município distante 222 km de Fortaleza, no noroeste do Estado. A obra faz parte das atividades programadas pela Sejus, que pretende entregar até fevereiro de 2010 uma série de Cadeias Públicas para o Estado do Ceará. Os trabalhos foram fiscalizados pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra.

 

A edificação recebeu um investimento R$ 1.280.301,139 do Governo do Estado e tem capacidade para abrigar 51 detentos. A construção foi realizada num prazo de 240 dias e a execução feita pela Poly Construções e Serviços Ltda. O prédio conta com recepção de presos, oficinas, salas de aula, guaritas, oito celas masculinas, três celas femininas, sala de administração, dormitório para detentos em regime semi-aberto, sala de revista, despensa, cozinha, refeitório, triagem, sala de tv, trabalho e jogos, secretaria, sala de comando e lavanderia.

 

Mais oito Cadeias Públicas estão previstas para serem entregues nos próximos meses. São cinco com capacidade para 32 detentos, nos municípios de: Ocara, Araripe, Umirim, Caridade, Amontada; e mais duas com 51 vagas, nos municípios de Trairi e Acarau, bem como  três grandes unidades prisionais serão entregues no início desse ano: a Cadeia Pública de Sobral, com capacidade para 153 detentos; a Penitenciária de Pacatuba, que disponibilizará 500 vagas; e a Presídio Militar, localizada no município de Aquiraz, com capacidade para 130 internos.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)