Iniciadas as obras de construção do cais do TMUT

28 de janeiro de 2010 - 03:00

Começou nesta semana a construção do cais do Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém (TMUT) obra que o deixará apto a receber navios de grande porte, consolidando o desenvolvimento daquele equipamento. A expansão do terminal portuário envolve ainda o prolongamento da ponte de acesso em 348 metros e do atual quebra-mar em mais mil metros. O TMUT que deverá ficar pronto até o fim do ano está sendo construído pelo consórcio Marquise/Ivaí. Quando em operação o terminal deverá quadruplicar a atual movimentação de contêineres, no Pecém, elevando de 150 mil TEUS ano (unidade de medida de capacidade de volume de contêineres) para 750 mil ano. As obras estão recebendo investimento de R$ 350 milhões, sendo 313,7 no TMUT e R$ 36,6 milhões nas camisas metálicas de revestimento dos pilares das da ponte.

 

Conforme Luiz Hernani, diretor de Implantação e Expansão da Companhia de Integração Portuária (Cearaportos) o cais terá dois berços de atracação com 350 metros cada. O quebra-mar está sendo ampliado em mais mil metros dos seus atuais 1.700 metros de extensão, passando a ter 2.700 metros quando terminado. Atualmente as obras do quebra-mar já registram 420 metros consolidados, e dentro do prazo estabelecido para a obra.  Cerca de 50 carretas do tipo caçamba trabalham atualmente no lançamento dos blocos de pedra para a obra.

 

O prolongamento da ponte de acesso até o pátio de cargas já atingiu 257 metros de um total de 348 metros. Para construir a ponte de acesso estão sendo cravados 996 pilares de concreto revestidos com camisas metálicas. As camisas são construídas parte em Maracanaú e parte em Pernambuco. Cada estrutura metálica tem 0,80 metros de diâmetro, com 24,9 metros, pesando 4.980 toneladas cada uma.

 

O cais acostável terá dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 700 metros, poderão acomodar navios contêineres de última geração. O TMUT terá ainda uma linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres e uma retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)