Sobral terá nova cadeia pública com 33 celas e setores de ressocialização

1 de fevereiro de 2010 - 03:00

Os habitantes da cidade de Sobral terão mais tranqüilidade a partir de agora com a inauguração nesta sexta-feira (5) da nova cadeia pública do município. O prédio substituirá o antigo, localizado no centro e que provocava temor aos moradores do entorno, devido às fugas e superlotação. A nova cadeia fica na estrada que liga Sobral ao vizinho município de Groaíras e possui 33 celas, setores administrativo e equipamentos para ressocialização. A entrega será feita pelo governador Cid Gomes, às 16 horas, acompanhado pelo secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals. Os trabalhos foram fiscalizados pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra. No mesmo dia, a partir das 19 horas, serão entregues pelo Governador a restauração da estrada CE-178 que liga Sobral a Santana do Acaraú e a nova delegacia de Polícia Civil de Polícia e destacamento da Polícia Militar neste último município.

 

 A nova cadeia pública de Sobral, município distante 240 km de Fortaleza, no Noroeste do Estado, tem capacidade para abrigar 153 detentos. O investimento foi de R$ 3.334.661,87 do Governo do Estado. O prédio conta com 20 celas masculinas, oito celas individuais e quatro celas femininas e uma individual feminina, além de refeitório e lazer, copa, uma oficina, duas salas de aula, uma sala de leitura, uma sala de professores, sala de direção, secretaria, apoio administrativo, salas de advogados, de espera de visitas, alojamentos para funcionários, gabinete médico-odontológico entre outros.

 

Mais oito Cadeias Públicas estão previstas para serem entregues em breve. São cinco com capacidade para 32 detentos, nos municípios de: Ocara, Araripe, Umirim, Caridade, Amontada; e mais duas com 51 vagas, nos municípios de Trairi e Acaraú, bem como três grandes unidades prisionais serão entregues no início desse ano: além da Cadeia Pública de Sobral, a Penitenciária de Pacatuba, que disponibilizará 500 vagas; e a Presídio Militar, localizada no município de Aquiraz, com capacidade para 130 internos.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)