Detran inaugura terminal e defende interligação de transporte da Região Metropolitana

11 de fevereiro de 2010 - 03:00

O terminal rodoviário de Messejana, inaugurado ontem, é o início do processo de interligação do transporte rodoviário na Região metropolitana de Fortaleza, segundo admitiu ontem o superintendente do Detran, João Pupo, ao falar durante a solenidade em que representou o governador Cid Gomes. O Governador não pode comparecer, como estava previsto, em função de uma reunião de última hora. A interligação do transporte metropolitano é uma idéia que João Pupo  defende para ser desenvolvida pelo Governo do Estado.

O Detran, que desde 2008 é o órgão responsável pelo transporte rodoviário intermunicipal de passageiros (uma antiga atribuição do então DERT, que atualmente se chama DER ? Departamento de Edificações e Rodovias), já tem planos para ampliar o terminal de Messejana, por considerar que proximamente aumentará a demanda de passageiros para os municípios do Litoral Leste, do Sertão, Centro-Leste e Centro-Sul do Estado. Atualmente, 43 linhas de ônibus e 13 linhas de vans atendem aos passageiros dessas três regiões cearenses. A previsão é que mensalmente circulem 18 mil passageiros pelo terminal de Messejana, embarcando e desembarcando.

Ontem mesmo, as empresas São Benedito e Fretcar começaram a operar no novo terminal, que se integra aos terminais João Tomé, o maior do Estado, onde circulam 120 mil passageiros por mês, e ao terminal de Antônio Bezerra, por onde passam cerca de 30 mil passageiros mensais, com destino aos municípios das regiões Norte e Centro-Oeste. Os três terminais são administrados pela Socicam, uma empresa paulista no mercado há 38 anos, 20 dos quais Ceará, quando venceu a licitação nesse sentido. A empresa tem uma carteira de 35 terminais rodoviários urbanos, dois aeroportos e 1 porto.

A solenidade de inauguração do terminal rodoviário de Messejana contou com as presenças do deputado estadual Fernando Hugo, que representou a Assembléia Legislativa, o prefeito em exercício de Fortaleza, Tim Gomes, os vereadores Leonel Alencar, José Freire e Chico Alves, os representantes da Sociam, o gerente regional, Adarto Fernandes de Lima, gerente de contratos Norte e Nordeste, Antônio Carlos Fonseca, e o supervisor do novo terminal, Hélio Macedo, os presidentes da AMC, Fernando Bezerra, e da Etufor, Ademar Gondim, os diretores do Detran, Nertan Moreno (Trânsito e Transporte), João Bezerra (Habilitação) e Igor Ponte (Procuradoria Jurídica), a gerente de Fiscalização de Transportes, Auxiliadora Abraão, além de convidados, servidores do Detran e populares.

Ao discursar na solenidade, o deputado Fernando Hugo lembrou seu trabalho para a construção do terminal de Messejana, em 1999, quando era governador do Estado, Beni Veras, que adquiriu o terreno. O parlamentar sugeriu que o Governo instalasse ali uma central de emissão de documentos para os moradores daquela região. O prefeito em exercício Tim Gomes disse que como Secretário Executivo Regional da VI Região de Fortaleza trabalhou para agilizar os trâmites legais para o licenciamento do novo terminal. E que já tem pronto um projeto para construir uma passarela interligando o terminal urbano, da Prefeitura, e o interurbano, do Estado.

João Pupo, cujo discurso encerrou a solenidade, lembrou que o Detran, mesmo que ainda esteja adquirindo experiência na gestão de transportes,  conseguiu realizar a licitação do transporte intermunicipal rodoviário de passageiros, no ano passado, sendo o primeiro estado brasileiro a tomar a iniciativa nesse setor, com a participação de empresas de ônibus (transporte regular) e vans (transporte complementar). A licitação fez com que houvesse uma redução nos preços das passagens de até 14 por cento e os ônibus passaram a ter uma idade mínima de 5 anos. Afirmou que o gerenciamento de transportes tem sido feito para oferecer segurança e conforto aos passageiros e evitar a pirataria no setor.

Assessoria de Comunicação do Detran
Paulo Ernesto Serpa (85) 3101.5813, 3101.5819 e 8739.4259