Governo inaugura Cadeia Pública de Acaraú

12 de fevereiro de 2010 - 03:00

Para garantir mais segurança no Interior e a ressocialização de detentos o Governo do Estado entregou nesta quinta-feira (11) a nova Cadeia Pública de Acaraú, no Litoral Oeste, atendendo uma demanda da população, já que o antigo equipamento funcionava com instalações precárias e no Centro do município. O secretário estadual da Justiça, Marcos Cals, esteve no município onde junto com autoridades locais inaugurou a nova unidade prisional.

 

Com capacidade para abrigar 54 detentos do regime fechado e semi-aberto, sendo 31 vagas masculinas e 13 femininas, a cadeia representa mais R$ 1,7 milhão em investimento na reformulação do sistema penitenciário, segundo Marcos Cals. “Com mais essa unidade entregue, estamos construindo um novo paradigma no sistema penitenciário do Ceará, principalmente no Interior”, ressaltou o secretário.

 

A nova unidade dispõe de guarita na entrada principal e duas guaritas externas, recepção, despensa, administração, cozinha, refeitório, lavanderia, alojamento dos agentes penitenciários, secretaria, parlatório, sala de vistorias, além de salas de aulas e oficinas. Como destacou Marcos Cals, as instalações são apropriadas para abrigar os detentos, permitindo que essas pessoas tenham também um espaço de ressocialização. “Não adianta entregarmos um obra dessas, que garante segurança a população, se quando libertos os detentos não estão aptos a voltar a viver em sociedade”, explicou.

 

Além de Acaraú, outros três municípios no Litoral Oeste terão novas cadeias públicas, são eles Amontada, Cruz e Umirim. Além dos municípios de Ocara e Caridade, no Sertão Central que também receberão um novo equipamento. A população de Sobral, na Região Norte, e Santa Quitéria, no Sertão Central, já foram beneficiadas com a nova cadeia, ambas com capacidade para 153 e 55 detentos. “O Estado está cumprindo o seu papel que é permitir que os presos possam cumprir sua pena com dignidade, mas também garantindo segurança a sociedade. Com essas novas unidades são mais duas mil vagas reforçando a segurança no Estado”, finalizou o secretário.

 

12.02.2010

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)