Movimentação de cargas no Pecém cresce 131%

22 de fevereiro de 2010 - 03:00

O Porto do Pecém começou bem o ano de 2010, movimentando 224.530 toneladas de mercadorias, o que representa um incremento de 131% considerando-se o mesmo período de 2009. As mercadorias mais transportadas foram produtos siderúrgicos, calçados, carnes e lingotes de alumínio, com perspectiva de elevar ainda mais esse índice, levando em conta que inicia ainda este mês o transporte de minério de ferro para o mercado chinês. No primeiro mês do corrente ano operaram no Porto do Pecém 44 navios, sendo 10 de carga geral e 34 conteineiros. O terminal é operado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), vinculada á Seinfra.

 

Segundo os dados estatísticos da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Secex), o Pecém continua, entre os portos do País, como o primeiro colocado na movimentação de frutas (26.726 t.) e neste mês de janeiro superou o Porto do Rio Grande na exportação de calçados (3.314 t.), ficando também em primeiro lugar neste segmento.
 

No quesito frutas o Pecém consolida sua posição com 51% de participação entre todos os portos brasileiros, seguido pelos de Natal, com 19% e Mucuripe, com 17%. No item calçados o Pecém também lidera com participação de 53%, seguido pelos portos de Rio Grande, Santos, Mucuripe, Salvador e Suape. Ressalte-se que na movimentação de calçados o porto administrado pela Cearáportos desbancou o de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que era o líder na última estatística.Na importação de ferro fundido, ferro e aço o porto do Pecém tem o mesmo percentual de participação do porto de Santos, cada um com 22%, sendo que o paulista movimentou 1.029 toneladas a mais. Em terceiro ficou o porto de São Francisco do Sul com 14% de participação.
 

De acordo com prognósticos do presidente da Cearáportos, Erasmo Pitombeira, o permanente crescimento na movimentação de mercadorias através do Pecém, bem como as perspectivas para o corrente ano indicam que será registrado um incremento de 25% em 2010.

 

Assessoria de Imprensa da Cearaportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com 85 32671256)