Hospital Regional do Norte, o maior do Interior do Estado começa a ser construído

23 de fevereiro de 2010 - 03:00

O maior hospital do Interior do Estado, com 269 leitos, começa a ser construído nesta quinta-feira (25). O governador Cid Gomes, acompanhado dos secretários João Ananias (Saúde) e Adail Fontenele (Infraestrutura), assina a Ordem de serviços do Hospital Regional Norte às 19 horas, no local da obra, onde funcionava o parque de exposições de Sobral, no bairro Junco. Além de se destacar pelo tamanho, o HRN terá um prédio completo para atenção à saúde da mulher, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher, são 32 leitos. O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura, fará a fiscalização da obra. O Hospital deverá ser concluído em 18 meses e receberá um investimento de cerca R$ 95 millhões em obras. Desse total, 33% são recursos do Tesouro do Estado e 67% oriundos de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Outro importante serviço que o Hospital Regional Norte vai oferecer à população da região será a neurologia. São 29 leitos definidos exclusivamente para a neurologia, com a garantia de acesso aos exames, como tomografia computadorizada, eletroencefalograma e ressonância magnética. Com o novo hospital, a região Norte passará a ter leitos de UTI neo-natal. No total, 10 leitos de UTI para recém-nascidos, assegurando assistência na própria região, sem necessidade de deslocamento para a capital, e assim reduzir a mortalidade infantil. A pediatria terá 10 leitos de UTI e ainda haverá 20 leitos de UTI para adultos e 30 unidades semi-intensivas.

 

O HRN é a maior obra das 39 do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde no Estado. O programa inclui outro grande hospital, o Hospital Regional do Cariri, que está com 70% dos serviços concluídos e deve ser inaugurado no meio deste ano. O programa contempla 21 policlínicas regionais, sendo que 12 já estão em construção. Inclui 16 Centros de Especialidades Odontológicas – dois inaugurados e três em construção.

 

O HRN oferecerá as seguintes especialidades: Cirurgia geral, Cirurgia plástica, Cirurgia buco-maxilo-facial, Clínica geral, Cirurgia torácica, Cardiologia, Ceurologia, Traumato – ortopedia, Proctologia, Gastroenterologia, Urologia, Endoscopia, Angiologia e cirurgia vascular. Serviços de apoio: Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Serviço social/ouvidoria, Farmácia.

 

Assessoria de Imprensa do DER

Wilson Zanini (ascom@der.ce.gov.br 85 31015310)