Carteira de Motorista Popular inscreve 16 mil em Fortaleza e RMF

5 de março de 2010 - 03:00

 

Já são 16 mil candidatos inscritos em Fortaleza (12 mil) e municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (4 mil) no programa Carteira de Motorista Popular,  criado pelo Governo do Estado, para beneficiar pessoas de baixa renda. Esse número foi registrado às 16h40min desta quinta-feira (4). Frequentemente, esse número recebe acréscimo porque a contagem dos inscritos é automática, na medida que as pessoas enviam seu cadastro pela Internet. Nessa primeira fase do programa, a CNH é apenas para a Categoria A (motociclista). Neste ano, serão concedidos 42 mil documentos para todo o Estado. Em 2009, foram beneficiadas 25 mil pessoas dos municípios do Interior. As inscrições continuam abertas para os outros municípios.

 

Os selecionados farão, de graça, exames médico, psicotécnico, legislação e prático no DETRAN-CE e frequentarão aulas nos Centro de Formação de Condutores (CFC). As inscrições para Fortaleza e Região Metropolitana foram iniciadas na última segunda-feira, dia 1º de março. A média é de 4 mil candidatos inscritos por dia. Só pode se inscrever quem ainda não possui CNH.

 

Já foram resolvidos os problemas de congestionamento da página do Detran (www.detran.ce.gov.br), único meio de se inscrever, registrados nas primeiras 24 horas. A página pode ser acessada em qualquer hora do dia, inclusive de madrugada. Após o preenchimento do pré-cadastro, os candidatos devem aguardar que o Detran os convoque, com informações no própria página na Internet, para apresentar os documentos que comprovem as informações do cadastro. Os que atenderem aos critérios do programa, serão selecionados, cujos nomes serão informados também pela Internet. Serão marcados data e local para o recebimento do certificado de gratuidade, que dará direito ao selecionado fazer sua inscrição no CFC.

 

Os critérios para ser beneficiado pelo programa Carteira de Motorista Popular são os seguintes: ter idade igual ou superior a 18 anos, ser residente em Fortaleza ou municípios da Região Metropolitana, ser alfabetizado, possuir CPF e não estar impedido de obter a CNH. Além disso, o candidato tem de se enquadrar em uma das seguintes situações: ser beneficiário do programa Bolsa Família, do Governo Federal; ou estar matriculado há seis meses ou ter estudado nos últimos 12 meses (a contar da data da inscrição) em escola pública de ensino fundamental, médio ou profissionalizante, com bom rendimento; ou ser egresso do sistema penitenciário.

 

Assessoria de Comunicação do DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa: (85) 3101.5854, 3101.7746 e 8739.4259
pauloernesto@detran.ce.gov.br
Tele Detran 0800 275 6768