Reforma da Emcetur potencializa turismo cearense

16 de março de 2010 - 03:00

A reforma do Centro de Turismo do Ceará, antiga Emcetur, junto com outras intervenções já feitas ou em andamento, no centro histórico de Fortaleza, vai permitir potencializar o setor turístico do Estado, com reflexos positivos em tordos os setores da economia cearense. A constatação foi feita pelo governador Cid Gomes, durante a inauguração da reforma do prédio da Emcetur, nesta terça-feira (16), pela manhã, na rua Senador Pompeu, 350. O evento contou ainda com a presença dos secretários Bismarck Maia (Turismo), Adail Fontenele (Seinfra) e do superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), representante da prefeitura e de lojistas. Na mesma ocasião foi assinada a Ordem de Serviço para a reforma do Teatro Carlos Câmara, também no Centro.

O Governador destacou que a reforma do Centro de Turismo é um importante incremento ao setor turístico, tendo em vista dar melhor infraestrutura para esse serviço, de alta empregabilidade e do qual o Ceará tem um grande potencial. As obras, que tiveram início em fevereiro do ano passado, receberam investimentos da ordem de R$ 1,9 milhão, sendo os recursos oriundos do Ministério do Turismo e Governo do Estado. Os trabalhos foram acompanhados pelo DER, vinculado a Seinfra. A empresa construtora VNC executou os trabalhos.

A reforma abrangeu três blocos: Norte, Central e Sul. No Bloco Norte, de 757,77 metros quadrados, foram reformadas 26 lojas, área de serviços, câmeras frigoríficas, vestiários, WC’s, restaurante, lanchonete, quiosque e concha. O Bloco Central, constituído por dois pavimentos, com área de 2.834,94 m², em seu pavimento térreo, teve reformadas 26 lojas e o elevador panorâmico. O pavimento superior recebeu intervenções no museu de mineralogia, diretoria, sala de reuniões, acervo de obras de arte, depósito, almoxarifado, duas salas de guias turísticos, Associação da Melhor Idade, museu de arte e cultura popular e WC’s (masculino, feminino e para portadores de deficiências físicas).O Bloco Sul, de 752,55 m², passou por reformas em seu estacionamento com 42 vagas, reservatório, jardins e cisterna.

O Centro de Turismo, situado no prédio onde funcionou a antiga Cadeia Pública da cidade, comercializa e promove em suas lojas o artesanato, além de outros produtos típicos cearenses. A Empresa Cearense de Turismo (Emcetur) foi criada em 1973, pelo então Governador César Cals. Hoje, patrimônio histórico do Estado, tombado em 1982, é um dos principais equipamentos de visitação de turistas para compra de artesanato.

Teatro

O Teatro Carlos Câmara, situado no mesmo quarteirão da Emcetur, será reformado e ampliado. As obras, que receberão investimento de R$ 3,3 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Tesouro do Estado, deverão ficar prontas num prazo de 240 dias. O prédio receberá intervenções no teatro que terá 238 lugares e 130 camarotes, palco, foyer, camarins, jardim, bilheteria, cabine de som, multimídia, lanchonete, café, varanda, WC´s, depósito de cenários, área para grupo gerador, casa de máquinas e condensadores.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)