Rodovia Granja-Viçosa pavimentada incrementará ligação entre pólos turísticos

18 de março de 2010 - 03:00

A pavimentação da rodovia CE-311, trecho que liga os municípios de Viçosa do Ceará e Granja, será inaugurada neste sábado, dia 20. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Nordeste (Prodetur II). A melhoria vai dar mais segurança ao tráfego de veículos naquele trecho, que liga a Região Serrana à Região do litoral Oeste, integrando o turismo Serra e mar. O investimento foi através do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 22,5 milhões.

A inauguração será feita pelo governador Cid Gomes, às 9 horas, em Viçosa e às 10 em Granja, com as presenças dos secretários Adail Fontenele (infraestrutura), Bismarck Maia (Turismo), do superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER) e lideranças políticas e comunitárias. Granja também receberá o início dos trabalhos de construção de uma Escola Estadual de Educação Profissional.

A estrada Granja-Viçosa recebeu serviços de terraplenagem, pavimentação, revestimento asfáltico em Tratamento Superficial Duplo (TSD), obras d’arte correntes, obras complementares, drenagem superficial e profunda, serviços auxiliares, conservação, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental. Os trabalhos foram realizados pela construtora R. Furlani e supervisionados pelo DER, órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

A entrega deste equipamento pelo Governo do Estado atende uma demanda, há décadas, reivindicada pela população dos municípios daquela Região. O secretário da Infraestrutura do Estado, responsável pela obra, destaca a importância da estrada. “A entrega desta rodovia aos municípios de Viçosa e Granja tem um simbolismo muito grande para o turismo regional porque além de integrar a Serra da Ibiapaba ao Litoral Oeste, liga ainda uma região turística de três estados: Ceará, Piauí e Maranhão”, enfatiza Adail Fontenele.

O trecho rodoviário entre os municípios de Granja e Viçosa, roteiro de 69,41km da rodovia CE-311 e CE-362, no Litoral Oeste do Estado, integrará dois importantes pólos turísticos do Ceará – o litoral Oeste, onde se localizam praias como a de Jericoacoara, e a Ibiapaba, de serras e patrimônio natural como Ubajara -, atendendo a uma solicitação antiga das duas regiões. A melhoria também será positiva para o roteiro integrado do Ceará, Piauí e Maranhão. A obra é ligada à Secretaria do Turismo. No mesmo dia, o em Crateús, o Governador inaugura a restauração da estrada CE-187, no trecho Crateús-Novo Oriente e autoriza as obras do Centro Especializado de Odontologia (CEO), da Policlínica Tipo II e de uma Escola de Educação Profissional.

Benefícios em Crateús

A restauração da estrada Crateús-Novo Oriente, de 42 km de extensão, dará maior segurança à população de ambos os municípios. Os trabalhos envolveram terraplenagem, revestimento em Concreto Betuminoso Usinado à Quente, drenagem, conservação, obras d’artes correntes e complementares, sinalização e proteção ambiental. O investimento foi de R$ 17,4 milhões com financiamento do BID. O setor de saúde do município também será beneficiado com a Ordem de Serviços para a construção da Policlínica tipo II. O equipamento, da Secretaria da Saúde (Sesa), terá atendimento ambulatorial, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico e administrativo. Serão investidos na obra em torno de R$ 6 milhões. A saúde bucal da população também ganhará um grande reforço com o início da obra do Centro Especializado de Odontologia (CEO) regional de Crateús. Numa área construída de 506,80 metros quadrados, o Centro terá clínica integrada, salas de recuperação anestésica, atendimento a pacientes especiais, pequenas cirurgias, laboratório de prótese, exames odontológicos panorâmico e periapical (Raio X), esterilização copa, refeitório, banheiros e lavanderia entre outros. O investimento será de R$ 1,2 milhão do Tesouro do Estado.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)