Ceará deverá ter seus 14 parques do Proinfa funcionando até o final de abril

24 de março de 2010 - 03:00

 

As usinas eólicas de Praia do Morgado e Volta do Rio, em Acaraú, deverão começar a operar comercialmente em abril, o que marcará a conclusão da fase de instalação dos 14 parques eólicos no Ceará, mediante financiamento do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa). As usinas do Programa acrescentarão à matriz energética cearense 500,93 Megawatts de energia elétrica produzida por fonte eólica, que somados aos 17,40 MW das três usinas instaladas no Estado na década de 90 dão ao Ceará a condição de maior produtor deste tipo energia do País, 518,33 MW.

 

A entrada em operação comercial da usina Praia do Morgado, de 26,8 MW de potência, deve acontecer em abril, já que seus aerogeradores estão em fase de testes. Quanto à usina Volta do Rio, também no mesmo município, com 42,0 kW, está prevista para fazer seus testes ainda este mês devendo operar comercialmente também em abril. As duas usinas, da Argentina Impsa Wind terão uma potência instalada de 68,80 MW.
 

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou no dia 18 passado o início da operação comercial das 15 unidades geradoras da eólica Enacel. Localizada no município de Aracati, as turbinas totalizam 31,5 MW de potência instalada. A autorização foi dada mediante o despacho 690 publicado no Diário Oficial da União. A usina pertence a Bons Ventos Geradora de Energia.

 

Mais participação

Os 14 parques eólicos em implantação no Estado pela iniciativa privada, através do Proinfa, representam um total de 500,53 MW. Atualmente 12 deles já estão em funcionamento comercial (totalizando 432,13 MW) ou em fase de testes. Atualmente, a demanda de energia elétrica no Estado é cerca de 1.300 MW, se gundo a Coelce. 

 

O Ceará é um dos Estados pioneiros no setor de energia eólica, no País, e registra um potencial eólico de 25 mil MW on shore (terra), podendo chegar a 35 mil, com mais 10 mil MW off shore (mar). Isso significa mais de 10 vezes a demanda máxima de energia elétrica requerida pelo Estado, segundo dados da Coelce, a distribuidora de energia local. Ou seja, o Estado tem condições para alcançar a auto-suficiência com a energia produzida pelos ventos, sem falar na solar e na energia das ondas, outra iniciativa pioneira do Ceará. O Estado, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), está dando pleno apoio à instalação dos projetos, mediante implantação de infraestruturas necessárias às usinas, como acessos, iluminação pública e telefonia.

 

Atualmente, todas as usinas de geração elétrica do território nacional, a maioria hidrelétrica, possuem a capacidade instalada de cerca de 100 mil MW. O potencial eólico brasileiro é estimado em 143 mil MW, sendo que mais da metade desse montante está na Região Nordeste, ou seja, 75 mil MW. No Ceará estão aproximadamente 25% do potencial energético do País.

 

 

Leilão

Em dezembro do ano passado foi realizado o primeiro leilão de energia eólica. Este adicionou 1.800 MW de potência ao sistema elétrico brasileiro em 2012. O Ceará teve aprovados 118 projetos, totalizando 542 MW, colocando o Estado na segunda colocação em volume contratado, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte (657 MW). Os contratos foram de 20 anos, com oferta a partir de julho de 2012.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)