Tauá ganha Laboratório Central

25 de março de 2010 - 03:00

 

A população de Tauá, município distante 337 km, na Região dos Inhamuns, terá, partir desta sexta-feira, dia 26, um Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) será inaugurado pelo Governador Cid Gomes, em solenidade às 17 horas.  A nova unidade está localizada na Rua Abigail Cidrão, 30, bairro Colibris e ocupa área construída de 1.089 metros quadrados em um total de 1.031,62 metros quadrados de terreno. A construção foi fiscalizada pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado a Seinfra. O equipamento recebeu R$ 1,3 milhão de investimentos do governo estadual. Na aquisição de equipamentos foram aplicados mais R$ 700 mil. 

 
O novo Lacen de Tauá amplia e facilita o acesso a exames. Além de exames de HIV, hanseníase, tuberculose e dengue e análise da água para consumo humano, a população terá acesso, na própria região onde mora, a exames de rubéola, toxicoplasmose, citomegalovírus, hepatites virais e cultura de tuberculose. O lacen conta com auditório com 96 lugares, setor de recepção, refeitório, cozinha, sala de coleta, alojamentos, salas de esterilização, hemografia, sorologia, vestiários, parasitologia, setor administrativo e estacionamento.

 

Com a construção do novo laboratório, passará a atender, além de Tauá, de cerca de 56 mil habitantes, as populações dos municípios vizinhos: Crateús, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Ararendá, Crateús, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga, Quiterianópoles e Tamboril.

 

O Lacen, além da unidade central em Fortaleza, tem unidades regionais nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato, que já têm sedes próprias, Senador Pompeu e Icó, reformados em 2008.  Já está definida a construção de uma nova unidade do Lacen em Sobral, no norte do Estado.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br