Pecém recebe materiais para o cais do TMUT cujo quebra-mar tem 60% do prolongamento concluído

5 de abril de 2010 - 03:00

 

Os materiais destinados às obras do cais do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) administrado pela Cearáportos foram descarregados pelo navio Eagle na última quarta-feira (31) no Pecém. A carga, procedente de Antuérpia, Grécia, consta de estacas pranchas, tirantes e acessórios que serão utilizados na execução do cais do TMUT, com instalação prevista para ser iniciada ainda na primeira quinzena de abril.

 

De acordo com o Diretor de Implantação e Expansão da Cearáportos, Luiz Hernani de Carvalho Junior, o cronograma de execução das obras está sendo seguido rigorosamente, o que permite confirmar que o TMUT entrará em funcionamento ainda este ano. O cais acostável e seus dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 700 metros de comprimento, já iniciados, poderão acomodar navios contêineres de última geração.

 

O TMUT terá ainda uma linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres e uma retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A ponte de acesso até o pátio de cargas está sendo prolongada em 348 metros. Para construir a ponte de acesso estão sendo cravados 996 pilares de concreto revestidos com camisas metálicas.

 

O quebra-mar do TMUT, que está sendo estendido dos atuais 1.700 para 2.700 metros de extensão, já está com 590 metros executados, cerca de 60% do previsto. O TMUT deverá ficar pronto neste ano e está sendo construído pelo consórcio Marquise/Ivaí. A ampliação está recebendo um investimento de R$ 372,5 milhões, e mais R$ 36,6 nas camisas metálicas de revestimento dos pilares das da ponte, também em execução.

 

Assessoria de Imprensa da Cearaportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com 85 32671256)