Linha Oeste do metrô intensifica obras

9 de abril de 2010 - 03:00

 

A Linha Oeste do Metrô de Fortaleza, que interliga a Capital ao município de Caucaia, está intensificando seus trabalhos, com a assinatura, no último dia 31, da Ordem de Serviços para a conclusão das obras do viaduto sobre a rua Visconde de Cauípe, a reforma das 9 estações de passageiros bem como de 19,5 km de via permanente. Trinta e um carros e quatro locomotivas também estão sendo remodelados.

 

A Linha Oeste faz parte do segundo estágio do Metrô de Fortaleza. A linha Sul, o primeiro estágio, também avança tendo cerca de 40 frentes de serviço atuando. Existem hoje aproximadamente 1.500 funcionários trabalhando na obra. A previsão é que o Metrô de Fortaleza inicie a operação assistida da Linha Sul a partir de setembro, devendo entrar em operação comercial no segundo em 2011.

 

Na Linha Oeste, que opera normalmente, estão sendo reformadas as estações Álvaro Weyne, Padre Andrade, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi, e Caucaia. A via permanente de 19,5 km de extensão passa por serviços de implantação, manutenção e substituição de peças, como trilhos e dormentes.  O viaduto da rua Visconde de Cauípe, de 50 metros de extensão, deverá ficar pronto ainda este mês. Estão sendo investidos cerca de R$ 80 milhões nos trabalhos de remodelação da Linha Oeste, sendo R$ 70 milhões de recursos da União carreados via convênio e R$ 10 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

 

Linha Sul

A construção da Linha Sul do Metrô de Fortaleza também avança. Para dar mais agilidade às obras visando e o cumprimento do prazo estabelecido para a inauguração do Metrô, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos interrompeu o tráfego ferroviário na Linha Sul, que ligava a Estação Vila das Flores, em Pacatuba, até a Estação da João Felipe em Fortaleza, de forma a dar melhor continuidade aos serviços.

Atualmente a construção da Linha Sul do Metrô de Fortaleza está operando, no trecho subterrâneo, em regime de 24 horas em duas frentes de serviços. A primeira, compreende a escavação do túnel da Estação São Benedito, em direção a Estação José de Alencar. O outro trecho compreende a escavação do túnel da Estação José de Alencar até as proximidades da rua Castro e Silva, no sentido da estação Central Xico da Silva.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
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