Governo autoriza Policlínica em Sobral e restauração de trechos rodoviários na Zona Norte

16 de abril de 2010 - 03:00

O Governador do Estado, Cid Gomes, acompanhado do secretário da Saúde, Arruda Bastos, autoriza nesta sexta-feira (16) a construção de uma policlínica regional em Sobral, que atenderá cerca de 560 mil habitantes dos 24 municípios que integram a 11º Coordenadoria Regional de Saúde. A assina será às 18h30. O investimento nas obras da Policlínica Regional em Sobral será R$ 5 milhões, o mesmo valor do equipamento da unidade. Os recursos são do Tesouro do Estado e de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Pela manhã, o Governador inaugura a pavimentação asfáltica da rodovia CE-364, no trecho o distrito sobralense de Aprazível ao distrito sede de Coreaú e assina a Ordem de Serviços para pavimentar o trecho rodoviário da CE-240, ligando Coreaú à Tianguá.

Com a Policlínica de Sobral, além de Sobral, serão beneficiadas as populações dos municípios de Alcântaras, Cariré, Catunda, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Senador Sá, Uruoca e Varjota terão acesso a exames especializados, que hoje são oferecidos na rede pública somente na capital, como tomografia computadorizada e ecocardiografia.

A policlínica em Sobral será do tipo II permitindo atender em 13 especialidades. Do total de 21 policlínicas regionais do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará. 12 policlínicas do tipo I já estão em construção. Muitas com as obras em fase avançada, como em Baturité, Camocim, Russas e Tauá, que devem ser concluídas até o próximo mês de junho.

Nove policlínicas regionais são tipo II, assegurando aos moradores das regiões acesso às especialidades em oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cirurgia geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, tramato-ortopedia, endocrinologia, neurologia, angiologia. E ainda: os serviços de apoio e diagnóstico: radiologia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ergometria, eletrocardiograma, audiometrioa, ecocardiografia, além dos exames de tomografia computadorizada, eletroncefalograma e endoscopia respiratória.

Estradas

O Governador inaugura nesta sexta-feira (16), às 8 horas, a pavimentação asfáltica da rodovia CE-364, no trecho Aprazível-Coreaú, na Região Norte do Estado, beneficiando as populações daquele distrito de Sobral e do distrito-sede de Coreaú com uma estrada em excelentes condições de tráfego. A estrada, de 28,5 km, recebeu investimento da ordem de R$ 11 milhões oriundos do tesouro do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e integra o Programa Rodoviário Ceará III. Logo em seguida será assinada a Ordem de Serviços para a pavimentação de trecho da CE-240 ligando Coreaú a Tianguá.

O trecho, executado pelo consórcio Getel/R. Furlani e fiscalizado pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado a Seinfra, recebeu serviços preliminares, terraplenagem, pavimentação, revestimento em Tratamento Superficial Duplo (TSD), drenagem, obras d’artes correntes, obras d’artes especiais, obras complementares, urbanização, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental.

A ligação social e econômica entre o município de Coreaú, de cerca de 21 mil habitantes, e os municípios da região da Serra da Ibiapaba receberá substancial melhoria com a pavimentação do trecho da CE-240 ligando Coreaú-Araquém-Arapá (Tianguá). A autorização será assinada pelo Governador a partir das 8h30. O trecho, de 30 km de extensão, será executado pela construtora Britânia e fiscalizado pelo DER.  O investimento será de R$ 12,5 milhões. A entrega será em 360 dias.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)