Trabalhos de reforço estrutural do Lord Hotel em fase final

19 de abril de 2010 - 03:00

Os serviços de reforço estrutural do Edifício Philomeno Gomes, na esquina das ruas 24 de Maio com Liberato Barroso, no Centro de Fortaleza estão em fase final. Iniciados em janeiro passado pela Seinfra, visam reforçar as estruturas da edificação tendo em vista as obras do Metrô de Fortaleza naquela área. Atualmente estão sendo feitos os preparativos para a concretagem de vigas e pilares do prédio. Uma equipe de 70 operários trabalha na obra.

O prédio, que abrigou Hotel até 1992 e que está fechado desde então, está passando pelo serviço com vistas a evitar abalos em sua estrutura por conta das obras de construção de trecho do Metrô de Fortaleza, entre as estações Xico da Silva e José de Alencar. Estão sendo investidos na obra R$ 3,7 milhões. A empresa Concrepoxi Engenhararia executa os trabalhos.

O edifício, de nove andares e cerca de 100 apartamentos, foi desapropriado em 2001 pelo Governo do Estado e sofreu processo de tombamento pela Prefeitura em 2006. Como não pode ser demolida, toda a estrutura do prédio está sendo reforçada para resistir aos impactos provocados pela passagem do metrô naquela área.

A construção do prédio data de 1956 tendo sua estrutura de concreto armado com pilares de 25 por 25 centímetros de seção transversal. Tanto a parte relativa ao edifício Philomeno Gomes – mais baixa – como a parte do Hotel Lord – mais alta – são formadas por cômodos com área de no máximo nove metros quadrados. Devido a falta de manutenção a edificação apresenta problemas estruturais que poderiam ser agravados devido às obras do Metrô nas proximidades.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 310103763)