Comunidades indígenas de Caucaia e Itarema ganham escolas

3 de maio de 2010 - 03:00

As etnias Caucaia e Tremembé recebem nesta terça (4), quarta (5) e quinta-feira (6) novos equipamentos educacionais que garantirão a educação destes povos indígenas cearenses. O Governo do Estado, mediante o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Seinfra, inaugurará seis novas unidades educacionais para as comunidades indígenas de Caucaia e Itarema, que juntas atenderão a cerca de 2 mil alunos. As solenidades terão as presenças da secretária da Educação, Izolda Cela, do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, de dirigentes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), responsáveis pelas  unidades, e da comunidade indígena. O investimento nas três escolas é de cerca de R$ 3 milhões.

 
As escolas indígenas terão além das salas de aula, laboratórios de informática, setores administrativos e áreas para a prática de danças típicas. Os professores serão das próprias comunidades.

 
Nos dias 4 às 16 horas será inaugurada a Escola Tapeba Capoeira(Caucaia) e às 17 horas, a Amélia Domingos(Caucaia). No dia 5 às 16 horas será entregue a Escola do Trilho (Caucaia). No dia 6, às 10 horas será a vez da entrega da Escola de Tapera (Itarema), seguida da Escola Narciso Ferreira Matos (Caucaia), às 16 horas,  e a Escola Vila dos Cacos (Caucaia ) às 17 horas.