Caucaia e Maracanaú recebem equipamentos de saúde
4 de maio de 2010 - 03:00
Os municípios de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, receberão novas unidades de saúde regional. Maracanaú terá uma Policlínica e um Centro Especializado de Odontologia (CEO) regional, cuja Ordem de Serviços será assinada nesta terça-feira (4), às 19 horas. Caucaia inicia a construção de sua Policlímica na quinta-feira (6). Ambas as autorizações serão assinadas pelo Governador Cid Gomes, com as presenças do secretário da Saúde, Arruda Bastos, diretores, prefeitos e representantes das comunidades beneficiadas. As obras serão fiscalizadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).
As obras da Policlínica Tipo II de Maracanaú, um investimento de R$ 5,2 milhões do Estado, contará com atendimento ambulatorial, apoio ao diagnóstico e terapia com imagenologia e reabilitação; apoio técnico com nutrição e dietética, farmácia e central de esterilização; apoio administrativo com processamento de roupa, central de administração de material e equipamentos, manutenção, conforto e higiene, limpeza e zeladoria, segurança e vigilância. Estarão disponíveis para a população do município e entorno 13 especialidades: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cirurgia, cardiologia, ginecologia, mastologia, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, endocrinologia, neurologia e angiologia. A obra deve ficar pronta em 240 dias. A Policlínica em Caucaia, cujas obras começam quinta-feira segue o mesmo padrão arquitetônico, serviços e equipamentos dos demais projetos desse tipo instalados pelo Governo do Estado.
O CEO de Maracanaú, cujo investimento na edificação será de R$ 992,2, terá 506,80 m², deverá ser entregue num prazo de 150 dias. O equipamento vai oferecer à população serviços em periodontia,ortodontia, endodontia, cirurgias, próteses e diagnóstico do câncer. O prédio contará com hall de chegada, espera e marcação de procedimentos, arquivo e sala de administração, clínica integrada, sala de recuperação anestésia, sala para pequenas cirurgias, laboratório de próteses, sala de exames odontológicos panorâmicos e periapical (Raio-X), sala de expurgo e desinfecção, salas de esterilização, copa, refeitório, paramentação, almoxarifado, sanitários femininos e masculinos, sanitários para portadores de necessidades especiais e lavanderia. Ambos os equipamentos deverão atender a cerca de 450 mil habitantes.
Do total de 21 policlínicas regionais que o Governo do Estado está construindo através do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, sete já estão com as obras em fase final. Devem ser inauguradas até agosto em Baturité, Camocim, Acaraú, Russas, Pacajus, Tauá e Campos Sales. O Programa inclui também dois hospitais regionais, que estão sendo construídos em Juazeiro do Norte e em Sobral, e ainda 17 Centros de Especialidades Odontológicas. Cinco CEO já foram concluídos em Baturité, Ubajara, Juazeiro do Norte, Russas e Acaraú.