Detran valida inscrições dos moradores da Barra do Ceará de 11 a 14 de maio

11 de maio de 2010 - 11:00

O Detran fará desta terça-feira, dia 11, até sexta-feira, dia 14, das 8 horas às 20 horas, o processo de validação das inscrições de mais de 2 mil  moradores da Barra do Ceará, que se cadastraram, pela Internet (www.detran.ce.gov.br) no Programa Carteira de Motorista Popular.

A unidade móvel do Detran estará estacionado na Praça Percides Benício Rodrigues, na confluência da Avenida Coronel Carvalho, Avenida Florêncio de Alencar e Rua Dona Filó (em frente à sede do Ferroviário). Esse é o primeiro barro da Secretaria Executiva Regional I (SER I) a serem atendidos pelo Órgão, após o atendimento dos moradores dos bairros da SER V, iniciado em abril e concluído semana passada.

O Programa Carteira de Motorista Popular, instituído pelo Governo do Estado, para emitir, de graça, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Categoria A (condutores de motocicleta), para as pessoas de baixa renda, foi iniciado ano passado, beneficiando 25 mil moradores de mais de 70 municípios do Interior. Neste ano, serão beneficiadas 42 mil pessoas, inclusive os moradores dos 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

As inscrições continuam abertas para moradores dos bairros das outras Regionais (II, II, IV e VI), cuja validação acontecerá posteriormente. Na segunda fase do programa, será emitido para Categoria B. Mas só pode se inscrever quem ainda não é habilitado em nenhuma categoria.

Para validar a sua inscrição, os moradores cadastrados devem apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de renda. Caso o documento de comprovação de renda não esteja no nome do cadastrado, ele terá de preencher um formulário em que declara que reside naquele endereço e ir ao Cartório mais próximo para reconhecer a firma. Além desses documentos, o inscrito tem de comprovar que se enquadra em um dos quatro critérios abaixo: beneficiário do Bolsa Família; ter estudado há 12 meses ou estar estudando há 6 meses na escola pública (níveis fundamental, médio ou profissionalizante); ou ser egresso do sistema penal; ou ser portador de necessidade especial, em condições de conduzir moto.

Os moradores de bairros da Regional V começaram a fazer os exames médicos para estarem aptos a freqüentar as aulas de legislação nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Sempre aos sábados (com exceção do dia 8), os selecionados estão sendo atendidos na sede do Detran, no bairro Maraponga. O processo de obtenção da CNH tem validade de 12 meses. Mas há candidatos que obtêm o documento em três meses, caso seja aprovado, pela primeira vez, em todas as etapas.

Assessoria de Imprensa do Detran

Paulo Ernesto Serpa ( pauloernesto@detran.ce.gov.br / 85 3101.5813)