Pecém tem destaque no ranking dos portos brasileiros

14 de maio de 2010 - 03:00

 
A movimentação de cargas através do Porto do Pecém, tanto na exportação como na importação, foi destaque entre todos os portos brasileiros, na estatística de janeiro a abril da Secex – Secretaria do Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O porto cearense, localizado em São Gonçalo do Amarante, manteve a liderança na exportação de frutas e calçados, confirmando também a segunda colocação na importação de ferro fundido, ferro e aço e ainda algodão.

 

Pelo Pecém foram exportadas 60.385 toneladas de frutas no período de janeiro a abril do corrente ano, o que representa uma participação de 28% em todas as exportações dos portos brasileiros. O porto gaúcho do Rio Grande registrou participação de 16% com 35 mil toneladas exportadas, seguindo-se os portos de Natal, com 14%, Mucuripe, com 13 e Santos com 11.

 

No quesito exportação de calçados o Pecém manteve o primeiro lugar com participação de 46% e 9.519 toneladas transportadas, seguido do porto de Rio Grande com 28% e 5.823 toneladas. O porto de Santos ficou em terceiro lugar com a participação de 14%, seguido dos portos de  Mucuripe (6%) e Suape e Salvador, com 3% cada um.

 

Quando a estatística analisa as importações o Pecém também é destaque. Na movimentação de ferro fundido, ferro e aço o porto cearense perde apenas para o porto de Santos, por uma pequena margem de toneladas importadas. Enquanto o de Santos movimentou 319 mil toneladas, com participação de 20%, através do Pecém foram importadas 306 mil toneladas, com participação de 19%. Em seguida classificaram-se os portos de São Francisco do Sul com 18%, Vitória com 8% e Rio de Janeiro com 7%.

 

Na importação de algodão o Pecém também é o segundo colocado entre todos os portos brasileiros, com oito mil toneladas transportadas e participação de 18%. A primeira colocação ficou com o porto de Itajaí, com 17 mil toneladas e participação de 39%, ficando os portos de Santos, com 17, Suape com 10 e Vitória com 5% e respectivamente classificados em terceiro, quarto e quinto lugares.
 

 

Assessoria de Comunicação da Cearáportos
JoseolyMoreira (joseoly@gmail.com – 3267.2525)