Detran afirma que parceria com universidades cearenses amplia os serviços de interiorização

17 de maio de 2010 - 03:00

A Diretoria do Detran esclareceu que o projeto de lei aprovado,  na semana passada (13) pela Assembléia Legislativa, tratando da celebração de parceria com as universidades públicas do estado (UECE, UVA, URCA) não afetará os servidores do Órgão. Segundo o Superintendente do Detran, João Pupo, a medida vai ampliar os servidos de interiorização e manter a ação dos servidores na realização de exames de habilitação.

 

Segundo ele, a formação da parceria com as instituições públicas de ensino superior mantidas pelo Estado representa a ação do poder público no sentido de atender a demanda por Carteira Nacional de Habilitação que acompanhou o crescimento econômico do estado e do País e da frota de veículos. Somente no Ceará, a frota atual é de 1.551.104 veículos, conforme registros de abril último.

 

Historicamente, o Órgão realiza, por ano, uma média de 30 mil exames de habilitação. Agora com a implantação do Programa Carteira de Motorista Popular, que no ano passado beneficiou 25 mil pessoas no Interior e neste ano beneficiará mais 42 mil, inclusive nos 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, serão emitidas, em 2010, mais do que o dobro. Atualmente, há 1.152.314 pessoas habilitadas no estado (registros de abril de 2010).

Ele explicou que a parceria com as universidades dará suporte no atendimento dessa demanda, principalmente no Interior do Estado, mantendo os trabalhos extras atualmente executados pelos servidores. Ele lembrou que nos últimos dois anos, o Detran contratou quase 150 novos servidores, aprovados em concurso público, realizado pelo antigo DERT. Eles foram absorvidos pelo DETRAN, com a transferência das ações de trânsito e transportes daquele antigo órgão. Esses novos servidores já estão atuando como agentes de trânsito e fiscais de transportes, fortalecendo a missão do órgão.

 

João Pupo lembrou ainda que o destinatário final das ações do Detran é a sociedade cearense, para a qual oferecerá, com essa parceria, o serviço de habilitação mais ágil, buscando a redução do tempo de espera para obter a Carteira de Habilitação nos postos do Interior.

Assessoria de Comunicação do Detran-CE
Jornalista responsável: Paulo Ernesto Saraiva Serpa
(85) 3101.5813
pauloernesto@detran.ce.gov.br
0800.275.6768