CEO de Acaraú beneficiará sete municípios do Litoral Oeste

26 de maio de 2010 - 03:00

O governador Cid Gomes inaugurou nesta terça-feira (25) mais um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) regional. A região beneficiada com a entrega do equipamento foi o Litoral Oeste. O Centro está sediado em Acaraú e atenderá também os municípios de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Marco, Morrinhos e Jijoca de Jericoacoara, atendendo uma população estimada em 205 mil habitantes. O investimento foi de R$ 1,9 milhão.

O CEO regional de Acaraú, é o quinto Centro já inaugurado, do total de 16 CEOs que estão sendo construídos no Interior do Estado. Até o fim do próximo mês de junho, outros três deverão ser entregues à população. “É dever do poder público prestar serviços de qualidade a população”, destacou Cid. O Governador fez questão de explicar que com a política de expansão de atendimento a saúde que está sendo executada em todas as regiões, o Ceará vai melhorar o seu perfil de saúde, já que segundo dados informados pela secretaria da Saúde do Estado (Sesa), 70% da população com idade acima de 65 anos é desdentada e apenas 20% dessa população conseguiu colocar próteses.

O secretário adjunto da Saúde, Marcelo Sobreira, informou também que nos CEOs que estão sendo implantados serão oferecidos serviços, antes só encontrados em clínicas particulares. “Acesso ao raio – x panorâmico nunca foi oferecido na rede pública de saúde e a partir de agora a população já tem acesso”, garantiu.

Na oportunidade, o prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles agradeceu a parceria do Governo Estadual com o município e afirmou é a primeira vez que o Estado investe “pesado” em Acaraú, com a construção de importantes obras como uma Policlínica, que de acordo com o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira ficará concluída em 45 dias, a construção de uma escola estadual de educação profissional, duas escolas de ensino médio em localidades rurais, além de garantir recursos para a conclusão do hospital pólo do município.

CEO

Para a implantação do CEO de Acaraú, o Governo do Estado investiu recursos da ordem de R$ 1,9 milhão tanto na obra quanto na aquisição dos equipamentos. A área construída é de aproximadamente 500 mil metros quadrados que contempla espaços como clínica integrada de atendimento coletivo, sala de recuperação, sala para pequenas cirurgias, laboratório de próteses, sala de processamento dos filmes, salas de exames odontológicos, além de copa, refeitório e almoxarifado.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)