Hospital do Cariri tem 85% das obras civis concluídas

14 de junho de 2010 - 03:00

As obras do Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, seguem em ritmo normal. Estão sendo executados os serviços de pavimentação externa, paisagismo, comunicação visual, forro e instalações hidro-sanitárias, elétricas e lógica. Com o revestimento da torre quase terminado, a obra civil apresenta um índice de cerca de 85% concluída.

A construção do HRC, da Secretaria da Saúde, orçadas em R$ 44.224.380,76 começou em fevereiro de 2009, no trecho conhecido como Crajubar, que liga Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. São 18 meses de execução, sob a fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

O hospital terá 209 leitos, que irão garantir à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo, assistência especializada em diversas áreas da saúde, com destaque para a traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia e gastroenterologia.

A população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são oferecidos apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, faz esse exame. Outro importante serviço realizado pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de serviços, estão incluídos ainda ultra-sonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação. O consórcio das empresas Fujita/Palmas é responsável pela construção.

O grande diferencial desta obra é que em seu canteiro de obras são ofertadas aulas de alfabetização para os funcionários, bem como aulas sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e sobre prevenção de acidentes de trabalho

Assessoria de Imprensa do DER

Wilson Zanini (ascom@der.ce.gov.br 85 31015310)