Exportação de frutas: Pecém com quatro serviços para Europa e Estados Unidos

17 de junho de 2010 - 03:00

O Porto do Pecém deverá concretizar nos próximos dias o quarto serviço de freqüência semanal de exportação de frutas para o exterior, correspondendo a três serviços para países da Europa e um para os Estados Unidos, distribuídos entre quatro grandes armadores internacionais. Trata-se de serviços de longo curso em contêineres refrigerados modernamente adequados ao transporte de frutas.

 

Segundo o diretor de desenvolvimento comercial da Cearáportos, Mário Lima Junior, esse sucesso é devido à boa infraestrutura do Porto do Pecém, composta de 80 mil m² de área de estocagem de contêineres refrigerados cheios, utilizando mais de mil tomadas elétricas, garantindo perfeitas condições de escoamento da produção nordestina, da qual o estado do Ceará participa com quase 50%, atingindo, inclusive, os mercados emergentes da Escandinávia, Leste Europeu e Rússia.

 

A infratestrutura portuária do Pecém, na safra do corrente ano, encontra grande sinergia com o sistema rodoviário federal, beneficiado pela recuperação recente da BR’s 116 e 304, executada pelo Dnit, sem falar na construção, pelo Governo Estadual, da Estrada do Melão, que atende aos produtores do baixo Jaguaribe, assegurando rapidez e eficiência no transporte de frutas, com qualidade.

 

Essa infraestrutura logística do Pecém tornou-se ainda mais importante somada ao excelente trabalho desenvolvido pela Adece – Agência de Desenvolvimento do Ceará e Instituto Agropolos do Ceará, repercutindo na captação de novos negócios e capacitação da mão-de-obra.

 

De acordo com Mário Lima Junior, considerando os números registrados nos primeiros cinco meses do ano e o ritmo das negociações na Expofruit, recentemente realizada em Mossoró, é grande a expectativa de que a safra de 2010 supere a do ano passado e iguale, ou ultrapasse, a de 2008, quando foram exportadas 327.978 ton. Esse número representou, naquele período,40% do total de frutas exportadas pelo Brasil.

 

Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – 3267.2525)