Seinfra discute demandas para o Polo Industrial Tecnológico de Saúde

22 de junho de 2010 - 03:00

O secretário da Infraestrura Adail Fontenele se reuniu, nesta segunda-feira (21), com coordenadores e representantes de outros órgãos estaduais para discutir o encaminhamento das diversas demandas em energia gás natural e acessos rodoviários para a implantação do Pólo Industrial e Tecnológico de Saúde (PITS). O empreendimento será instalado pela Fiocruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, no município do Eusébio, distante 18 km de Fortaleza. Está prevista a ocupação de uma área de 50 hectares, dos quais 10,9 hectares pela Fundação e o restante pelo Polo de Biotecnologia, que receberá industrias de medicamentos e de equipamentos de saúde. Ficou acertado que as coordenadorias estudarão as necessidades da Fiocruz e farão projetos no sentido de atendê-las mediante a implantação de infraestruturas como rede de água e esgoto, gás natural, energia elétrica e vias de acesso para os empreendimentos.

No Ceará, a unidade trabalhará para o fortalecimento da atenção básica, principalmente por causa do seu desempenho no programa de agentes de saúde e saúde da família. Além disso, fornecerá apoio à indústria de equipamentos médicos, já que muitos dos utilizados no Brasil são importados. Outra grande missão será o desenvolvimento de medicamentos, vacinas e inovações tecnológicas. O convênio para a instalação da unidade da Fiocruz no Ceará foi assinado entre o Governo do Ceará e a Fiocruz em junho do ano passado deste ano, criando o comitê de instalação da unidade da Fiocruz no Ceará, presidido pelo secretário da Saúde do Estado. O decreto também definiu as três áreas de atuação do núcleo: desenvolvimento de um polo de indústria farmacêutica no Ceará, produção de tecnologia em saúde, que inclui produção de equipamentos, e fortalecimento da atenção básica em saúde.

O Pólo do Eusébio terá áreas comuns ligadas ao campo da gestão tecnológica, de modo a permitir que sejam abrigadas empresas inovadoras e em processo inicial de desenvolvimento. O conceito abrange desde incubadoras até modelos ainda na fase inicial de desenvolvimento que precisam de uma estrutura de apoio, que eventualmente podem gerar ou não empresas. O projeto pode resultar em incubadoras de produção ou então envolver a parceria público-privada para o desenvolvimento.

Gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser agente de cidadania são finalidades da Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A Fiocruz abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços em saúde; e a implementação de programas sociais. Atualmente, a Fiocruz tem unidades em Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco, Paraná, Bahia e Distrito Federal. Além do Ceará, estão em implantação unidades em Mato Grosso do Sul, Rondônia e Piauí.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br