Condomínio Seinfra/SRH promove obras de adequação às normas de acessibilidade

23 de junho de 2010 - 03:00

Se encontra na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para ser licitado o projeto de adequação da Seinfra as norma de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais. São obras de adequação das calçadas, estacionamentos, a instalação de corrimão na escada de acesso ao primeiro e segundo pavimento, mapa tátil e piso tátil direcional, nas dependências da Secretaria.Também está em andamento a licitação para a aquisição de elevadores novos e que atendam às normas vigentes. Para atender o projeto de acessibilidade elaborado pela Seinfra a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) iniciou a construção de rampa de acesso ao prédio onde funcionam as duas secretarias. O projeto ainda prevê  a colocação de piso tátil direcional, mapa tátil, e o rebaixamento do balcão de atendimento (também já iniciado).

A Seinfra concluiu em maio passado a elaboração de 90 diagnósticos das edificações públicas estaduais quanto às adequações destes espaços às normas de acessibilidade. Foi levantada a situação de 47 edificações públicas na Capital, 15 no Cariri, 15 na Região Centro Sul e 13 na Região Norte. Os trabalhos fazem parte do Programa de Adequação dos Espaços Públicos às Normas de Acessibilidade e visando a melhoria das condições de acesso físico aos serviços públicos para as pessoas portadoras de necessidades especiais. Dentro desse trabalho a Secretaria elaborou ainda o Guia de Acessibilidade em Espaços Públicos e Edificações, com orientações aos profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura e demais interessados.

A partir desses diagnósticos, feitos em parceria com a Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (Astef), são desenvolvidos os projetos arquitetônicos, especificações técnicas e caderno de encargos para os processos licitatórios para execução das obras. Os diagnósticos que não exigem projetos são encaminhados para as instituições com as devidas orientações para que as mesmas providenciem com a máxima urgência a adequações de suas edificações, exigidas pelas leis vigentes no País.

Em Fortaleza foram feitos diagnósticos nos seguintes órgãos estaduais: Secitece, Secult, Seduc, Seinfra, SRH, Sejus, Sesa, SSPDS, Cidades, Seplag, Setur, Secon, Ipece, STDS, Sesporte, PGE, SDA, Idace, Ematerce, Funcap, CEC, CBMCE, Defensoria Pública, Detran, DER, ESP, Nutec, Cede, Issec, Jucec, PMCE, Sefaz, Polícia Civil, Semace, Cogerh, Cearáportos, Funtelc, Funece, Sohidra, Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota, Centro Educacional Patativa do Assaré, Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider, Espaço Viva Gente, Centro Educacional Dom Bosco, Auditório/Biblioteca/Restaurante Universitário (Uece), Centro de Humanidades da Uece e Posto de Comercialização da Ceasa.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)