Estação José de Alencar começa a ser construída

1 de julho de 2010 - 03:00

A obra da Estação José de Alencar, principal estação subterrânea da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, está em ritmo acelerado. A obra teve início após a transferência dos permissionários do Beco da Poeira para um terreno na avenida Imperador, no início de abril. A estrutura do antigo centro de vendas já foi totalmente demolida. O empreendimento terá um investimento de R$ 28.632.101,67. A construção está a cargo do Consórcio Constran / Cetra e deve ser concluída em setembro de 2011.

A Estação José de Alencar fica próxima de importantes equipamentos do Centro de Fortaleza, como o Teatro José de Alencar e as praças da Lagoinha e José de Alencar. Após a conclusão, devem passar pela Estação cerca de 34 mil passageiros/dia. A José de Alencar faz parte de um conjunto de 20 estações da Linha Sul. São elas: Caritó Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar; Central – Xico da Silva.

A Linha Sul terá 24 km ligando Pacatuba ao Centro de Fortaleza, sendo 18 km de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Atualmente, o percentual de execução das obras civis é de 77,72%. O avanço global, incluindo obras civis, sistemas e material rodante é de 59,4% (dados atualizados até maio). Cerca de 1.900 operários trabalham em mais de 47 frentes de serviço ao longo dos 24 quilômetros de linha.

 

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@mterofor.ce.gov.br 85 31017183)