Porto do Pecém registra 68% de incremento na movimentação de mercadorias no semestre

8 de julho de 2010 - 03:00

O primeiro semestre do corrente ano registrou números altamente positivos na movimentação de mercadorias feitas através do Porto do Pecém, levando em conta o mesmo período do ano anterior. O porto instalado em São Gonçalo do Amarante movimentou 1.173.333 toneladas , com um incremento de 68% se considerarmos o primeiro semestre de 2009, quando foram transportadas 698.656  toneladas.

A movimentação de gás natural líquido (GNL) teve aumento de 80%, levando-se em conta que de janeiro a junho de 2010 foram transportadas 118 mil toneladas, enquanto em 2009 este número foi de 66 mil.

O incremento na movimentação de mercadorias de longo curso foi de 69%, com 862 mil toneladas no corrente ano e 509 mil no ano passado, enquanto a cabotagem (movimentação entre portos do país) registrou elevação de 65%, com o transporte de 311 mil toneladas em 2010 contra 188 no ano passado.

Os maiores destaques registrados na exportação de cabotagem foram o sal com 41.601 toneladas, incremento de 59% e os derivados da indústria moageira de trigo com 21.899 toneladas e incremento de 56%.

As importações pela cabotagem também registraram significativos números positivos, com a movimentação de arroz de 53.779 toneladas, acréscimo de 12%,  17.044 toneladas de aparas de aço e  17.782 toneladas de papel industrial.

No transporte de longo curso as maiores variações positivas foram registradas na exportação de alumínio, com 16.009 toneladas, seguido pelos calçados com 12.141 toneladas .

A importação de longo curso registrou elevação na movimentação de produtos siderúrgicos, correspondendo a 384.761 toneladas com incremento de 133%.

RANKING

Segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Pecém permanece liderando a movimentação de frutas e calçados em relação aos demais portos brasileiros, ficando em segundo lugar no transporte de algodão e em terceiro na movimentação de ferro fundido, ferro e aço.

Foram movimentadas através do Pecém 77.630 toneladas de frutas de janeiro a junho do corrente ano, com participação de 26% em toda a movimentação do país, com o porto de Rio Grande classificando-se em segundo lugar com 54 mil toneladas e participação de 18%. Seguem-se os portos de Santos (13%), Mucuripe (12%) e Itajaí e Natal, com 11% cada um.

Na movimentação de calçados foram transportadas pelo Pecém 11 mil toneladas, representando 41 por cento de participação entre todos os portos brasileiros, seguido dos portos de Rio Grande, com oito mil toneladas e 30% de participação, Santos, com 15%, Mucuripe (6%) e Suape e Salvador, com 3% cada um.

O transporte de algodão também registrou dados positivos para o Pecém, que ficou em segundo lugar com 11 mil toneladas movimentadas e participação de 16%, perdendo apenas para o porto de Itajaí, que transportou 29 mil toneladas e registrou participação de 41 por cento. Depois do Pecém ficaram colocados os portos de Santos (14%), Suape (6%) e Rio de Janeiro com cinco por cento.

Na movimentação de produtos siderúrgicos o primeiro colocado foi o porto de São Francisco, com 479 mil toneladas transportadas e seguido muito perto pelos portos de Santos com 461.996 toneladas e Pecém com 448.606 toneladas.

Assessoria de Comunicação da Cearáportos

Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com)