Movimentação de clínquer/escória será concluída neste sábado

16 de julho de 2010 - 03:00

O Terminal Portuário do Pecém vai concluir neste sábado, 17, a operação feita através do navio Cape, procedente da China, com 70.810 toneladas de clínquer/escória, sendo 20.480 toneladas de clínquer e 50.330 toneladas de escória siderúrgica. Esses produtos são utilizados como matéria prima para a produção de cimento e têm como destino a Companhia Industrial de Cimento Apodi, instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

Vale ressaltar que esta é a primeira operação de descarregamento de clínquer/escória feita através do Porto do Pecém, com todas as fases executadas e concluídas com grande êxito. O clínquer pode ser definido como cimento numa fase básica de fabrico, a partir do qual se fabrica o cimento Portland, habitualmente com a adição de sulfato de cálcio, calcário e/ou escória siderúrgica.

 

Segundo o diretor de desenvolvimento comercial da Cearáportos, Mário Lima Júnior, essa operação representa um novo capítulo na movimentação de mercadorias do Terminal Portuário do Pecém. Esta operação, acrescida ao transporte de minério de ferro, totaliza 140.000 toneladas de granéis sólidos movimentados neste ano pelo Pecém, com a perspectiva de alcançar até o final de 2010 a quantidade de 560.000 toneladas.

Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com)