Trens para o Metrô de Fortaleza estão a caminho do Ceará

20 de julho de 2010 - 03:00

Embarcaram no porto de Nápoles (Itália) neste domingo (18) com destino ao Terminal Portuário do Pecém, os dois primeiros carros que vão compor o Metrô de Fortaleza. A previsão é de que a carga chegue no Pecém no dia 15 de agosto. O prazo foi antecipado, em cinco dias, pois anteriormente estava previsto para o dia 20. Os dois trens iniciais, de um total de 20 que virão, estão sendo fabricados na empresa italiana Ansaldo Breda, na cidade italiana de Nápoles.

Após a montagem um dos trens será testado num trecho de 9 km entre as estações Carlito Benevides, em Pacatuba, e Aracapé, entre Fortaleza e Maracanaú. O outro ficará exposto ao público, estação João Felipe, quando a população de Fortaleza terá oportunidade de conhecer o equipamento. Em fevereiro de 2011 está prevista a chegada de mais dois trens.

O secretário Adail Fontenele, acompanhado do diretor presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, realizou no dia 13 de junho deste ano, uma visita aos trabalhos de montagem dos carros e vagões na fábrica italiana. Os trens que servirão ao Metrô de Fortaleza serão formados por dois conjuntos de três carros. Cada composição terá 80 metros.

Em condições normais deverão transportar 976 passageiros sentados e em pé. Serão seis passageiros por metro quadrado. A velocidade máxima do trem será de 80 quilômetros por hora, mas a média de 60 quilômetros por hora, o que significa três vezes mais do que a velocidade dos trens utilizados atualmente.

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)