Seinfra analisa propostas técnicas para estudos da Linha Leste

21 de julho de 2010 - 03:00

A Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), por meio da sua Coordenadoria de Transportes e Obras (CTO), está concluindo a análise das propostas técnicas das duas empresas habilitadas na licitação para a elaboração dos projetos básicos da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. A Empresa Brasileira de Engenharia e Infraestrutura (EBEI) e a MWH Engenharia e Projetos Ltda, aguardam agora a homologação do resultado desta fase e a fixação pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) da data de apresentação das propostas de preços para as obras.

A linha leste ferroviária fará a ligação entre a Estação Central Xico da Silva, no Centro a Unifor, passando pela Santos Dumont, Sebastião de Abreu, Washington Soares, no bairro de Edson Queiroz, percorrendo cerca de 10 quilômetros, o que deverá resultar em melhorias significativas no tráfego de veículos naquelas áreas de Fortaleza. O Metrô será todo subterrâneo.

O estudo para a expansão do sistema de transporte de passageiros na região leste de Fortaleza está orçado em R$ 5 milhões e deverá estar concluído num prazo de três meses a partir da contratação dos serviços. A empresa vencedora deverá apresentar os projetos de instalações hidráulicas, eletro-mecânicas edificações, sistema viário, sistemas fixos, ventilação e material rodante.

A proposta deverá determinar o seguinte trajeto: Estação Xico da Silva (de onde partem também as linhas Sul e Oeste do Metrô de Fortaleza) com destino à avenida Santos Dumont, no bairro da Aldeota, passando pelo Colégio Militar e seguindo até o bairro do Papicu, nas proximidades do Hospital Geral de Fortaleza, pelo bairro de Cidade 2000 e dali alcançando o Centro de Eventos do Ceará (CEC) e a Universidade de Fortaleza, no bairro de Edson Queiroz. 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@ce.gov.br 85 31013763)