Ceará tem 96 projetos aprovados para leilão de energia deste mês

12 de agosto de 2010 - 03:00

O Ceará tem 96 projetos  habilitados para o leilão de reserva de fontes alternativas de energias a ser promovido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no dia 25. O Rio Grande do Norte – com 110 – foi o Estado com o maior número de projetos habilitados para os leilões de Reserva que vão incluir Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s), energia de biomassa e principalmente energia eólica.. Os 96 projetos habilitados pelo Ceará correspondem a uma potência total de 2.180 MW.

O Ceará possui atualmente 17 usinas de energia eólica operando, sendo que três delas, fazem parte do Programa de Incentivo à Produção de Energias Alternativas (Proinfa). As 17 usinas representam 518 MW de capacidade instalada. O grande potencial eólico registrado pelo Ceará (25 mil MW em terra e 10 mil MW no mar) e a infraestrutura oferecida para estes empreendimentos estão entre os principais fatores na escolha dos empreendedores para a instalação de parques eólicos no Estado.

Para o coordenador de Comunicação e Energias da Seinfra, o engenheiro eletricista Renato Rolim, o novo leilão de energias alternativas será bom para o Ceará, para o Nordeste e para o Brasil uma vez que dará continuidade ao incentivo à diversificação da matriz energética, e, por extensão, promoverá mais investimentos, mais empregos e renda.

No total, a  EPE habilitou 366 empreendimentos em todo país para o leilão de reserva que tem como objetivo contratar energia além da necessária para atender à demanda dos consumidores.  O leilão de reserva  totalizou 10.745 megawatts (MW) de potência instalada. Os empreendedores habilitados terão que efetuar até amanhã o depósito das garantias de participação junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a fim de confirmar presença nos Leilões.

Para o leilão de A-3 que acontece no dia 26, específico para atender a demanda de mercado  indicada pelas distribuidoras, foram habilitados 368 projetos, totalizando 10.415 MW. A maioria das empresas habilitadas poderá participar dos dois leilões. Os  projetos contratados neste leilão deverão iniciar a geração em setembro de 2013.

 

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)