Governo entrega escola profissional de padrão MEC em Tamboril

19 de agosto de 2010 - 03:00

A população de Tamboril, município distante 300 km de Fortaleza, receberá nesta quinta-feira (19), a primeira Escola Profissional do País construída no padrão determinado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A solenidade será às 18 horas, com as presenças da secretária Izolda Cela e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)/MEC, Eliezer Pacheco, que representará o ministro Fernando Haddad. O evento acontece no ginásio poliesportivo da unidade. No novo estabelecimento, 480 estudantes vão ter a oportunidade de concluir a educação básica e aprender uma profissão. O investimento foi de R$ 5,6 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do MEC. As obras foram fiscalizadas pelo Departamento de Edificação e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra.

Dentro da nova concepção de qualidade estabelecida pelo Ministério da Educação para escolas de educação profissional, é considerada a primeira do Brasil a entrar em funcionamento. Além de 12 salas de aula, a estrutura de mais de 4,5 mil metros quadrados terá os seguintes espaços: hall/ foyer, auditório para 201 lugares; biblioteca; bloco pedagógico-administrativo; secretaria, diretoria, reprografia, coordenações, salas de professores; laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática; laboratórios especiais (02 oficinas); bloco administrativo de vivência (cantina, cozinha,  vestiários de funcionários, grêmio, refeitório, vivência, oficina de manutenção), quadra poliesportiva, depósito de material esportivo, coordenação de educação física, vestiários para alunos, sala multiuso, teatro de arena e estacionamento com 40 vagas.

Além de Tamboril, o espaço vai beneficiar alunos dos municípios de Catunda, Monsenhor Tabosa, Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Nova Russas, Novo Oriente e Poranga. Inicialmente, a escola oferecerá cursos rápidos para a comunidade, reforço para o ensino médio, além da implantação dos Projetos e-Jovem e Condomínio Digital. No próximo ano, começam as atividades escolares com cursos técnicos voltados à área da construção civil (edificações, design gráfico, topografia).

No momento, são ofertados 18 cursos técnicos(Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Edificações, Estética, Finanças, Produção de Moda, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente, Aquicultura, Contabilidade, Secretariado, Administração, Hospedagem e Vestuário).

Assessoria de Imprensa do DERT
( ascom@der.ce.gov.br. 85 31015310)