Macrodrenagem do setor onde ficará a CSP está 40% pronta

25 de agosto de 2010 - 03:00

Os serviços de macrodrenagem do Setor 1 do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de São Gonçalo do Amarante, onde se instalarão grandes empreendimentos como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a refinaria Premium II da Petrobrás está com 40% de avanço físico. O canal de drenagem de 5.334 metros de extensão em torno do setor já registra 3.400 metros.

A estrutura está recebendo em suas margens proteção em gabião e regularização do talude de corte e ainda serviços de bermas do canal com revestimento primário. No restante do trecho os serviços compreendem locações topográficas e desmatamento. Os serviços estão sendo executados pela EIT e fiscalizados por técnicos da Coordenação de Transporte e Obras (CTO) da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

A macrodrenagem visa disciplinar o esgotamento superficial de água do local onde vai ser construída a siderúrgica, dando condições para que a área não tenha problemas, assim como garantias para que não se criem instabilidades como poças d’água entre outros, deixando o permitir o terreno sempre seco. O canal está passando atualmente por serviços de gabião, escavação da seção hidrálica e regularização dos taludes de corte e a área recebe ainda desmate e revestimento primário das bermas.

Os serviços incluem ainda obras complementares, de preservação ambiental e paisagismo. Cerca de 74 operários trabalham no local. A macrodrenagem está recebendo investimento de R$ 10,2 milhões do Governo do Estado, com prazo de execução de oito meses, tendo sido iniciada em dezembro do ano passado, na ocasião do lançamento das obras da CSP.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes ( josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br. 85 31013763)