Ceará conta 188 projetos em leilão de energia
26 de agosto de 2010 - 03:00
O Ceará, a exemplo do País, poderá assistir a uma nova etapa para a consolidação da sua indústria de geração de energia através de fontes renováveis. Os Leilões de Fontes Alternativas de energia se iniciaram nesta quarta-feira (25) e continuam nesta quinta-feira (26) através de pregões eletrônicos. Para o chamado leilão de reserva foram habilitados 316 projetos eólicos, num total de 8.202 megawatts (MW). Nesse leilão, o Ceará tem 96 projetos habilitados na categoria energia eólica.
O Leilão A-3 , que visa complementar a demanda das empresas, foram 320 projetos eólicos, com 8.304 MW. O Ceará teve 92 projetos habilitados nesta categoria. O Rio Grande do Norte teve o maior número de projetos habilitados, totalizando 110 projetos habilitados nos leilões de reserva e 115 projetos aptos a concorrer nos Leilões de A-3. Somadas, as potências habilitadas para aconcorrência, chegam a 6.577 (MW). Os empreendimentos provenientes do leilão de 2009 deverão entrar em operação até janeiro de 2013.
Os certames habilitarão empresas para gerar energia elétrica a partir de centrais eólicas, termelétricas movidas à biomassa (bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de madeira e capim elefante) e pequenas centrais hidrelétricas. O leilão de reserva tem como objetivo contratar energia além da necessária para atender à demanda dos consumidores, assegurando o fornecimento de energia elétrica no município quando da ocorrência de aumento da demanda. Já o leilão de A-3 visa destinar a energia gerada para o suprimento da demanda do mercado indicada pelas distribuidoras de eletricidade.
Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br